Diálogos culturais

Encontro Economia Criativa no Patrimônio Cultural reúne especialistas em Brasília

Por Paulla Pinheiro - Em 04/12/2024 às 12:30 PM

Biblioteca Nacional De Brasília

Biblioteca Nacional De Brasília

Começou nesta quarta-feira (4) e segue até sexta-feira (6), no auditório da Biblioteca Nacional do Conjunto Cultural da República, em Brasília, o Encontro Economia Criativa no Patrimônio Cultural. Com uma programação que reúne 30 palestrantes, o evento propõe debates sobre como a economia criativa pode transformar a preservação e valorização do patrimônio cultural brasileiro.

Entre os destaques está Cláudia Leitão, que já foi secretária de Cultura do Ceará e a primeira secretária da Economia Criativa do Ministério da Cultura, uma referência em políticas públicas que integram cultura e desenvolvimento sustentável. Outros participantes incluem Danielle Athayde, coordenadora geral do encontro; Cláudio Pereira, curador do projeto; Ana Carla Fonseca, economista especialista em economia criativa; Humberto Cunha, professor e pesquisador em Direito Cultural; Marília Bonas, museóloga e diretora do Museu da Língua Portuguesa; Fernando Guerreiro, gestor cultural; José Carlos Martins, arquiteto especializado em preservação patrimonial; Lia Calabre, historiadora e pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa; e Roseli Andrade, consultora em design e inovação, entre outros grandes nomes do cenário cultural.

Os debates abrangem temas como arquitetura, artes visuais, design e gestão cultural, com o objetivo de integrar inovação e preservação do patrimônio. Com entrada gratuita e transmissões ao vivo pelo canal do YouTube Brasília Museu Aberto, o encontro é uma oportunidade única para promover ações concretas que valorizem a memória e a identidade cultural brasileira.

Mais notícias

Ver tudo de Notas