CULTURA E TRADIÇÃO
Encontro Sesc Povos do Mar reunirá 200 comunidades do litoral em Fortaleza
Por Marcelo - Em 16/06/2023 às 6:32 PM
Mais de 200 comunidades do litoral cearense, de 25 municípios, se reunirão para uma grande troca de vivências, práticas, sabores e saberes tradicionais. É o Encontro Sesc Povos do Mar, que neste ano chega à 13ª edição, valorizando as rendeiras, mestres da cultura, pescadores, artesãos e marisqueiras, através de vivências, oficinas, rodas de saberes e práticas alimentares. O evento é gratuito, aberto ao público e acontece de 18 a 22 deste mês, no Sesc Iparana Hotel Ecológico.
A abertura acontece com a exposição flutuante Aquavelas na manhã deste domingo, a partir das 7 horas, quando as jangadas saem da Enseada do Mucuripe e vão mais uma vez colorir a orla da capital cearense, com chegada prevista para as 11 horas, no Mercado dos Peixes da Vila do Mar. Neste ano, na quarta edição do Aquavelas, 16 artistas plásticos foram os responsáveis por transformar as velas de jangadas em obras de arte. Serão cinco dias, de uma programação dividida em cinco eixos, que contemplam diversos aspectos das relações comunitárias: o ‘Sabores, Saberes e Saúde’; o ‘Feito à Mão’; o ‘Meio Ambiente e Sustentabilidade’; o ‘Cantos, Danças e Brincadeiras’, e o ‘Dragões do Mar’, que homenageia os conhecimentos e habilidades dos mestres jangadeiros.
“O Encontro Sesc Povos do Mar contribui para manter viva a cultura das comunidades litorâneas. Não somente na realização do evento em si, mas também através ações permanentes que o nosso Sistema realiza ao longo do ano. Além de celebrar toda a sabedoria, história e legado das rendeiras, mestres da cultura, pescadores, artesãos e marisqueiras, o evento é também um reconhecimento e valorização dos talentos da nossa gente”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão Bittencourt.
Cores e arte
Pelo quarto ano seguido, o público presente vai poder conferir a exposição Aquavelas, que promete levar cor e arte ao nosso litoral. As velas das jangadas, que foram pintadas pelos artistas plásticos, primeiramente, vão ficar expostas para, em seguida, passarem pela orla de Fortaleza, podendo ser vistas a cerca de 200 metros da margem, navegando em direção ao Rio Ceará. Além da tradicional regata, haverá também apresentações culturais na saída das jangadas, na Enseada do Mucuripe e na chegada, na Barra do Ceará.
“É uma tradição que vem sendo construída com os jangadeiros e os artistas, um momento importante de efervescência cultural, de uma exposição móvel pelo mar. Através do Aquavelas o Sesc faz a ponte entre esses pintores que têm uma trajetória histórica, com os jangadeiros da Vila do Mar e do Mucuripe. É um momento de conexão, de intercâmbio e de formatação para a cidade de uma exposição visual que se derrama no mar de Fortaleza”, destaca o consultor de Programação Social do Sesc, Paulo Leitão.
Encerrando a programação do domingo, o público vai poder conferir o show Voz & Violão do cantor pernambucano Geraldo Azevedo, que em formato intimista, traz um clima aconchegante, envolvendo e emocionando a plateia com seu repertório variado. Ele passará por cinco décadas de composições, apresentando desde sucessos do início de sua carreira, como ‘Táxi Lunar’, ‘Bicho de Sete Cabeças’ e ‘Caravana’, até canções do seu último álbum solo, o CD e DVD ‘Solo Contigo’.
O show acontece a partir das 18 horas, no Sesc Iparana Hotel Ecológico. Para ter acesso, é necessário a doação de dois quilos de alimentos que serão entregues ao Mesa Brasil, programa de segurança alimentar e nutricional do Sesc. A programação do Encontro Sesc Povos do Mar terá continuidade até a próxima quinta-feira, quando será realizado um passeio pela Trilha do Sesc Iparana, Roda de saberes sobre turismo de base comunitária, Vivência náutica e Socialização de práticas alimentares.