A temporada de campanhas de moda outono/inverno já está oficialmente aberta e a Ferragamo já chama a atenção. Nove obras-primas renascentistas, incluindo peças de Sandro Botticelli, Francesco Granacci e Giovanni Bellini, foram manipuladas e apresentadas em forma de campanha. É que a marca de Florença fez uma parceria com a renomada Galeria Uffizi, que abriu suas portas em 1769 por lá, para criar cenas fashionistas que sobrepõem obras do Renascimento.
Funcionou assim: o fotógrafo Tyler Mitchell capturou as imagens que evocam a beleza e os ideais renascentistas, documentando o elenco em roupas que vão desde o chic minimalista até o glam novo-disco, que depois foram sobrepostas sobre as obras de arte. Entre as modelos estão a cantora Kelela e a artista sonora Yasmina Dexter.
As obras de arte apresentadas incluem “Anunciação” de Alesso Baldovinetti (1457), “Alegoria Sagrada” de Giovanni Bellini (1490-1500), “Anunciação” de Paolo Veronese (1570-75), “José Indo para a Prisão” de Francesco Granacci (1515), “Retrato de Alessandro de Medici” de Giorgio Vasari (1534), “Retrato de um Homem com Medalha de Cosimo, o Velho” de Botticelli (1475), “Anunciação de San Martino alla Scala” de Botticelli (1481) e “Díptico de Federico da Montefeltro e Battista Sforza” de Piero della Francesca (1467-1472).
A própria Ferragamo está passando por um renascimento: em 2022 anunciou que Maximilian Davis, um jovem de 22 anos nascido em Manchester, assumiria as rédeas como diretor-criativo da marca, que é quase centenária. Isso fez parte de uma série de nomeações de jovens da Geração Z em casas de moda. Davis fez um trabalho exemplar, respeitando os códigos da marca enquanto moderniza e revigora sua visão.
Em comunicado, Davis afirmou: “O Renascimento está incorporado em Florença e Florença está incorporada em Ferragamo. Neste momento de um novo começo na casa, fazia todo sentido reivindicar o berço renascentista como nosso lar espiritual e aproveitar o profundo espírito artístico desta cidade para mostrar a nova coleção.”
Fonte – Glamurama