Purosangue
Ferrari lança ‘primeiro SUV’ com 4 portas em 75 anos de história
Por Viviane Ferreira - Em 15/09/2022 às 11:43 AM
A Ferrari se rendeu à nova realidade do mercado, e apresentou nesta terça-feira (13) o primeiro SUV de sua história. Trata-se do Purosangue, utilitário com desempenho superesportivo e visual bem típico da marca italiana, com inspiração no cupê Roma.
A estreia ao público será em outubro, no retorno do Salão do Automóvel de Paris, mas o modelo só chegará às ruas em 2023. Na Europa, o preço parte de 390 mil euros, cerca de R$ 2 milhões na conversão direta.
A princípio, cabe salientar que a Ferrari não quer chamar o Purosangue de SUV. “É (um veículo) diferente de qualquer outro”, defendeu o CEO da Ferrari, Benedetto Vigna. Na apresentação, os executivos da marca italiana deixaram claro que, mesmo com maior distância em relação ao solo que em qualquer outra Ferrari atual, o Purosangue pende para o off-road leve – ou seja, não é um veículo para o fora-de-estrada.
De acordo com a Ferrari, o concorrente de Lamborghini Urus, Aston Martin DBX, Porsche Cayenne e companhia apostará no motor V12 para agradar clientes mais puristas.
A empresa confirmou que o carro chega na América Latina, incluindo o Brasil, assim como na América do Norte, no quarto trimestre do ano que vem.
Tecnologia
O motor da Ferrari Puransague é um V12 6.5 , o que rende 725 cavalos (cv) de potência. Sobre a transmissão do câmbio: o carro trabalha no modo 4×4 somente nas primeiras quatro das oito marchas do câmbio automatizado. Nas quatro finais, o tração se torna 4×2 traseira.
A Purosangue vai de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos e atinge cerca de 310 km/h de velocidade máxima. “A Ferrari criou um carro que combina o desempenho exclusivo do cavalinho rampante com o máximo de conforto e luxo”, diz a empresa em seu anúncio.
O veículo possui um sensor de qualidade do ar que pode verificar o ar fora do carro e melhorar a qualidade na cabine controlando inteligentemente a recirculação do ar e usando filtros que impedem a entrada de partículas até PM2.5 no carro.
Pela primeira vez, o carro também oferece compatibilidade com o Android Auto e Apple CarPlay como padrão. Estes substituem o tradicional sistema de navegação integrado.
A sustentabilidade também está presente no desenvolvimento do novo veículo. 85% dos estofos do carro foram produzidos de forma sustentável: o forro do tecido do teto é feito de poliéster reciclado, o tapete é feito de poliamida reciclada de redes de pesca recuperadas dos oceanos e Alcantara, recentemente formulado, também derivado de poliéster reciclado.