inclusão criativa

Festival ID:Rio encerra etapa em Petrópolis e segue para Niterói com foco na moda autoral

Por Marlyana Lima - Em 15/04/2025 às 1:05 AM

Whatsapp Image 2025 04 14 At 19.50.34

Desfiles aconteceram no Palácio de Cristal, em Petrópolis

Celebrando a força do microempreendedorismo e da moda autoral fluminense, a quarta edição do Festival ID:Rio abriu alas para a diversidade criativa do Estado do Rio de Janeiro com uma programação envolvente e colaborativa. De 11 a 13 de abril, Petrópolis foi palco da primeira etapa do evento, que movimentou o histórico Palácio de Cristal com desfiles, feira criativa e ações voltadas para o fortalecimento da cadeia produtiva da moda. Agora, os olhos se voltam para Niterói, que receberá o festival de 25 a 27 de abril, com programação ampliada e novas ativações.

Criado em 2021 com o objetivo de conectar moda, economia criativa e empreendedorismo, o ID:Rio 2025 afirma, mais uma vez, seu compromisso com o fortalecimento de talentos locais sob o lema “Empreender é nossa praia”. A proposta vai além das passarelas e envolve diretamente a comunidade por meio de ações gratuitas e inclusivas, que reverberam em diversos setores da economia.

Em Petrópolis, a programação teve início com uma edição pocket da Fashion Fair, que reuniu 20 marcas locais em um mercado criativo sob o conceito see now, buy now. O espaço permitiu que designers e microempreendedores apresentassem seus produtos ao público com venda garantida — uma verdadeira vitrine da produção fluminense.

“O compromisso do ID:Rio sempre foi o de incentivar atitudes inovadoras para toda a indústria criativa no estado, promovendo o desenvolvimento das cidades por meio de uma economia mais inteligente”, afirma Claudio Silveira, diretor-geral do festival.

A abertura oficial, na sexta-feira (11), foi marcada por desfiles colaborativos com marcas da tradicional Rua Teresa e a aguardada apresentação do Errejota Collab, iniciativa voltada à moda sustentável. “Ocupar o ID:Rio com a proposta do Errejota Collab é um marco para a moda colaborativa e sustentável. Este espaço representa inovação, criatividade e um novo olhar para a economia local”, celebra Wagner Loiola, idealizador da marca.

Leitura contemporânea

Whatsapp Image 2025 04 14 At 19.50.32 (1)

Claudio Silveira, diretor-geral do festival

No sábado (12), a programação seguiu com mais desfiles e a participação do Senai Nova Friburgo, que trouxe à passarela uma leitura contemporânea da moda experimental. Já no domingo (13), a cidade se despediu da primeira etapa com a Feira de Gastronomia e a Feira Errejota — espaço que reuniu moda, cultura e negócios em um mesmo ambiente, valorizando o talento petropolitano.

A diretora executiva Helena Silveira enfatiza o impacto do evento para além da moda: “O ID:Rio é um presente para as cidades que o recebem, já que movimenta praticamente todos os setores: do turismo aos serviços, da cultura ao comércio”.

A Enel, patrocinadora oficial do festival, destacou o impacto positivo da iniciativa. “A Enel apoia iniciativas como o ID:Rio, que fortalecem a cadeia produtiva local, impulsionam o empreendedorismo e valorizam os pequenos produtores, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva”, disse Hélio Muniz, diretor de Comunicação da empresa.

Rumo a Niterói

Whatsapp Image 2025 04 14 At 19.50.30 (1)

Moda autoral, criatividade e inclusão são as marcas do Festival ID:Rio

De 25 a 27 de abril, o ID:Rio desembarca em Niterói com uma programação ainda mais robusta. A cidade receberá a primeira edição completa da Fashion Fair e desfiles de nomes promissores como Kopsch Brand e CCM. Iniciativas autorais também ganham destaque, como o desfile de upcycling de Almir França, além de projetos com impacto social como o Projeto Bolha e a OCA – Arte Brasileira, com curadoria de Vitória Flores, ex-aluna do IED Rio.

No sábado (26), o festival realiza uma homenagem ao Clube Central de Icaraí, que celebra 105 anos como símbolo da efervescência cultural e social da cidade. Um gesto que reforça a proposta do ID:Rio de criar pontes entre tradição e inovação.

 

Mais notícias

Ver tudo de Notas