Em Salvador

Fundação Casa de Jorge Amado reabre no Pelourinho com nova estrutura e festival cultural

Por Paulla Pinheiro - Em 12/12/2024 às 11:15 AM

Fundação Casa De Jorge Amado

Fundação Casa De Jorge Amado

Após uma reforma que conectou seus históricos casarões no Largo do Pelourinho, a Fundação Casa de Jorge Amado foi reinaugurada na quarta-feira (11) com uma cerimônia para convidados. A partir desta quinta-feira (12), o espaço será reaberto ao público com visitação gratuita até sábado (14) e uma programação especial do Festival Uma Casa de Palavras, que inclui shows, feira gastronômica e homenagens à cultura baiana.

Com orçamento de R$ 2 milhões, a maior restauração em 37 anos integrou as casas Azul, Amarela e Branca, criando novos espaços expositivos e modernizando as instalações, que agora abrigam o acervo completo de Jorge Amado e Zélia Gattai, além de áreas exclusivas para cursos e exposições temporárias.

Até sábado, apresentações de nomes como Claudia Cunha e Gerônimo compõem as festividades. A partir da próxima semana, a Fundação volta a cobrar ingressos, com entrada gratuita às quartas-feiras.

O escritor baiano Jorge Amado é o autor brasileiro mais adaptado para o cinema, teatro e televisão. São de sua autoria sucessos como Dona Flor e Seus Dois Maridos, Tenda dos Milagres, Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo e Canela e Tereza Batista Cansada de Guerra. A escritora, fotógrafa e memorialista Zélia Gattai, sua esposa, escreveu os livros Anarquistas Graças a Deus e Um Chapéu para Viagem, dentre outros.

Mais notícias

Ver tudo de Notas