Art

Fundação Louis Vuitton exibe obras da colaboração entre Warhol e Basquiat em Paris

Por Viviane Ferreira - Em 12/04/2023 às 1:40 AM

Warhol

Visitante observa “Ailing Ali in Fight of Life”, uma pintura acrílica feita em 1984 por Jean-Michel Basquiat e pelo artista, diretor de cinema e produtor americano Andy Warhol, durante uma prévia da exposição “Basquiat X Warhol. Painting Four Hands” na Louis Vuitton Foundation em Paris — Foto: Bertrand Guay/AFP

Obras a quatro mãos, criadas por dois grandes artistas: Jean-Michel Basquiat e Andy Warhol, estão sendo apresentadas desde o dia 5 de abril pela Fondation Louis Vuitton numa nova exposição, em Paris. A mostra irá reunir centenas de obras dos artistas feitas entre os anos de 1984 e 1985.

Em de outubro de 1982, o multifacetado artista Warhol, de 45 anos, conheceu um negro de 22 anos conhecido por seus grafites nas ruas de Nova York, que mudou os rumos da arte na cidade americana. Warhol tira uma polaroid da reunião. Basquiat tira uma foto e volta duas horas depois com um retrato pintado que surpreende o gênio da “pop art” em uma obra que ficou conhecida como “Dos Cabezas” (título original em espanhol).

Entre 1983 e 1985, ambos pintaram 160 quadros juntos, dos quais a Fundação Louis Vuitton, em Paris, exibirá quase metade até 28 de agosto.

 

Warhol Basquiat

“African Mask”, de 10 metros de comprimento, tem grande destaque na exposição “Basquiat X Warhol. Painting Four Hands” na Louis Vuitton Foundation em Paris — Foto: Bertrand Guay/AFP

“Esta é sem dúvida a colaboração mais bem-sucedida entre dois grandes artistas na história da arte. Nunca houve nada parecido neste nível ou em um período tão curto de tempo”, disse o curador da exposição, Dieter Buchhart. “Não é Warhol ou Basquiat, mas um terceiro artista que emerge dessas telas”, acrescenta Suzanne Page, diretora artística da fundação. A maioria das pinturas vem de coleções particulares.

 

Mais notícias

Ver tudo de Notas