NOVAS EXPERIÊNCIAS

Geração Z: microaposentadoria surge como nova tendência de carreira

Por Redação - Em 02/02/2025 às 4:00 AM

Generation Z Kids On Electric Scooter (48263543577)

Muitos adeptos dessa tendência encontram maneiras de manter uma renda extra enquanto tiram suas pausas Foto: Divulgação

Se antes a aposentadoria era vista como o grande momento para finalmente aproveitar a vida, os jovens da Geração Z decidiram não esperar tanto tempo. Em um movimento que vem ganhando força e viralizando nas redes sociais, especialmente no TikTok, a chamada microaposentadoria está mudando a forma como se planeja a carreira profissional.

O conceito é simples: ao invés de seguir o tradicional caminho linear de trabalho até a aposentadoria, os jovens estão optando por pausas estratégicas entre empregos para descansar, viajar e explorar novas experiências. Para essa geração, qualidade de vida e saúde mental são prioridades tão importantes quanto à ascensão profissional.

Conceito de carreira
Para especialistas que estudam esse fenômeno do mercado de trabalho,  os jovens não querem seguir o mesmo modelo de carreira de seus pais, muitos dos quais passaram anos dedicados ao trabalho sem retorno proporcional. Eles priorizam o crescimento pessoal e experiências significativas, em vez de se concentrarem apenas na evolução e progressão da carreira.

A mudança de atitude foi acelerada pela pandemia, que trouxe reflexões sobre bem-estar e propósito. Hoje, a ideia de esperar até os 65 anos para começar a viver plenamente parece atraente para uma geração que cresceu conectada ao mundo e expôs a realidades alternativas por meio da internet.

Muito dessa nova abordagem de vida tem influência nas redes sociais. A constante comparação com pessoas que parecem estar sempre aproveitando a vida intensa o desejo de viver o presente. Viajar, se dedicou a um hobby ou a explorar um novo projeto pessoal que se tornou tão relevante quanto a construir uma carreira sólida .

A microaposentadoria, no entanto, não significa necessariamente parar de trabalhar. Muitos adeptos dessa tendência encontram maneiras de manter uma renda extra enquanto tiram suas pausas, seja através do trabalho remoto, projetos freelancers ou empregos temporários.

Enquanto a Geração Z busca pausas ao longo da vida profissional, os Baby Boomers estão fazendo o caminho inverso e retornando ao mercado de trabalho. O aumento do custo de vida e a necessidade de complementar a renda estão levando muitos aposentados a reconsiderar a decisão de parar de trabalhar.

No entanto, o retorno não se dá apenas por motivos financeiros. Muitos veem no trabalho uma forma de manter um propósito, socializar e contribuir com suas experiências. Empresas que lidam com deficiência de mão de obra também estão percebendo o valor de recontratar profissionais mais experientes , que precisam de menos treinamento e trazer um conhecimento institucional rico.

Mais notícias

Ver tudo de Notas