Novo CEO
Gianfranco D’Attis assume liderança da Prada
Por Viviane Ferreira - Em 19/12/2022 às 3:07 PM
O executivo Gianfranco D’Attis foi nomeado recentemente como novo CEO da marca Prada. Ex-presidente da Christian Dior para as Américas, D’Attis assumirá a nova função em 2 de janeiro de 2023 e se reportará a Andrea Guerra, ex-LVMH, Luxottica e Eataly e que será empossado como CEO do Grupo Prada no dia 26 do mesmo mês.
O escolhido para liderar a casa Prada, que representa mais de 80% das vendas a retalho de toda a empresa, é um manager experiente com um perfil internacional. Formado pela escola de negócios GSBA Zurich e pela Columbia Business School em Nova Iorque, onde concluiu o programa executivo, Gianfranco D’Attis passou a maior parte da sua carreira no grupo de luxo suíço Richemont, começando na IWC Schaffhausen.
Ingressou na marca de relojoaria em 2003 e aí trabalhou durante onze anos, primeiro como diretor de marca para o Médio Oriente, Índia e Turquia, depois assumindo a liderança dos Estados Unidos e Canadá a partir de 2011. Em 2014, mudou-se para a Chloé, casa de moda do grupo suíço, como diretor internacional. Aí, participou nomeadamente no desenvolvimento estratégico da marca, bem como no seu crescimento comercial em todo o mundo.
Quatro anos depois, em agosto de 2018, voltou ao setor da relojoaria, desta vez trabalhando para outra marca da Richemont, a Jaeger-LeCoultre, como diretor internacional. No entanto, ficou na marca menos de um ano, antes de deixar o grupo para ingressar na Christian Dior Couture.
Esta nomeação acontece num momento em que o casal Prada-Bertelli prepara a sua sucessão. Nesse contexto, Andrea Guerra deverá assumir as rédeas do grupo, apoiado por Gianfranco D’Attis à frente da marca Prada, enquanto Miuccia Prada e Patrizio Bertelli deverão deixar o cargo de co-diretor-geral no início de 2023. A designer manterá o seu papel como diretora criativa da linha jovem Miu Miu e da linha Prada, que dirige com Raf Simons, enquanto o seu marido receberá o cargo de presidente da empresa.
Esta nova função na Prada visa reforçar a gestão e tranquilizar os mercados nesta fase de transição geracional, na qual Miuccia Prada e Patrizio Bertelli, com 73 e 76 anos, respetivamente, pretendem eventualmente passar os comandos para o seu filho mais velho, Lorenzo Bertelli. Atual diretor de marketing do grupo, este último ingressou no conselho de administração do Prada Group no ano passado.