Premiação
Grupo Bandeirantes lança a terceira edição do Prêmio Band Cidades Excelentes
Por Viviane Ferreira - Em 10/05/2023 às 4:14 PM
O Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila, lançou a terceira edição do Prêmio Band Cidades Excelentes que visa reconhecer, fomentar e incentivar a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros
A premiação é destinada aos projetos qualitativos que garantem a melhoria da infraestrutura da cidade e da qualidade de vida dos cidadãos.
Para o diretor regional da Band, Carlo Bastos, a premiação é o grande reconhecimento da boa gestão pública.“O Prêmio Band Cidades Excelentes é o Oscar para os gestores públicos que atuam com uma boa gestão, visando o desenvolvimento socioeconômico da cidade. Com esse projeto, a Band inclui os municípios numa pauta positiva, incentivando os prefeitos a investir em políticas públicas que serão mostradas na nossa programação e que trarão retorno para as populações”, frisou.
Em 2022, na etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes, que foi realizada na Assembleia Legislativa do Ceará, 39 municípios do Estado participaram da solenidade e receberam reconhecimento e destaque nos seis pilares do Prêmio: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública; e Sustentabilidade.
Já na etapa nacional do mesmo ano, os municípios de Sobral e Catunda conquistaram o 1º lugar nos pilares: Saúde, Bem-estar e Educação.
O instrumento utilizado na avaliação e julgamento da premiação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todos os municípios do país. Essa plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial, que a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final.
O Prêmio Band Cidades Excelentes tem 67 indicadores em seis pilares: Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; Desenvolvimento Sócio Econômico e Ordem Pública; e Governança, Eficiência Fiscal e Transparência.
Este ano, um detalhe poderá alterar o ranking de muitas cidades. É que a base de dados do prêmio está sendo atualizada com o novo Censo Demográfico feito pelo IBGE. Dessa forma, um indicador pode ter melhorado ou piorado em função da mudança no número de habitantes. A inscrição deve obedecer aos prazos estipulados no Regulamento, disponível no site do Prêmio, e pode aumentar a chance de melhor pontuação.
A premiação das etapas estaduais será em outubro e a nacional em novembro.