Acervo Documental
Instituto Sérvulo Esmeraldo realiza projeto com coleção valiosa do artista
Por Gabriela - Em 07/02/2022 às 11:45 AM
Presidido por Dodora Guimarães, o Instituto Sérvulo Esmeraldo vem realizando um projeto de Implantação do Acervo Documental do artista, com o intuito de garantir a organização, preservação e divulgação das criações do cearense que marcou a arte contemporânea nacional e internacional.
O artista deixou um arquivo volumoso, estimado em mais de 10 mil documentos, entre fotografias, maquetes de esculturas e joias, matrizes de gravura, correspondências, recortes de imprensa, além de outros suportes de grande utilidade para a pesquisa histórica e a difusão do seu trabalho e da arte contemporânea nacional e internacional.
O trabalho está em fase de catalogação e digitalização e visa, ainda, sistematizar as informações num banco de dados alocado no site do instituto, ampliando a acessibilidade dessas informações para o público em geral.
“Trata-se de uma coleção valiosa , que inclui históricos das esculturas públicas em Fortaleza – contendo primeiros estudos, projetos, orçamentos, fotos da construção, notícias na imprensa, maquetes; além de projetos de obras inéditos, estudos, cadernos de desenhos, documentos textuais, correspondências profissionais e pessoais, recortes de imprensa, dossiê da produção em joias, histórico de exposições, enfim, um arsenal de informações incomensuráveis”, explica Dodora Guimarães, curadora do artista com quem foi casada por 36 anos.
Ainda de acordo com ela, o acervo documental de Sérvulo testemunha a atenção à valorização da cultura e do conhecimento, entre outras peculiaridades do artista nascido no Crato, “que por força do seu trabalho firmou-se como um dos grandes nomes da arte contemporânea no cenário nacional e internacional”, diz.
Para as novas atividades que se somarão com o Acervo Documental implantado, o Instituto Sérvulo Esmeraldo ampliou sua sede localizada na última residência do artista, no número 320 da Avenida Rogaciano Leite, em Fortaleza. O projeto assinado pelo escritório Marcus Novais Arquitetura privilegiou o novo Atelier Sérvulo Esmeraldo com luz e amplos espaços, além de um pátio de esculturas, sala multiuso e reserva técnica dentro dos padrões museológicos.