Silêncio e dualidade

Jaume Plensa apresenta ‘Mirall’ em edifício histórico em Palma de Maiorca

Por Paulla Pinheiro - Em 06/12/2024 às 8:53 AM

Invisible Rui Rui & Invisible Laura

Invisible Rui Rui & Invisible Laura

As enigmáticas esculturas de Jaume Plensa, conhecidas por convidar ao silêncio em meio ao caos das grandes cidades, ganham destaque na exposição “Mirall”, aberta até 15 de fevereiro de 2025, em La Llotja, Palma de Maiorca, na Espanha. No centro da mostra estão as obras Invisible Rui Rui e Invisible Laura (2018), duas esculturas monumentais de aço inoxidável, medindo 650 x 400 x 500 cm cada, dispostas frente a frente. Essas figuras refletem sobre as dualidades contemporâneas: corpo e alma, luz e escuridão, opacidade e transparência, passado e futuro.

O local da exposição, La Llotja, um edifício com mais de 600 anos que já foi uma bolsa de comércio, oferece um diálogo poderoso entre a história e a visão de Plensa. Reconhecido internacionalmente, o artista espanhol explora materiais como fibra de vidro, aço inoxidável e pó de mármore, frequentemente abordando o contraste entre movimento e quietude, uma marca dos tempos modernos.

Com intervenções em grandes metrópoles, como ‘Julia’ (2018), em Madrid, ‘Behind the Walls’ (2018), em Nova York, e ‘Olhar nos meus sonhos’ (2012), no Rio de Janeiro, Plensa utiliza a arte pública para provocar reflexões e instigar o olhar.

Em “Mirall”, a escolha das esculturas Invisible Rui Rui e Invisible Laura reforça o simbolismo e a força estética que caracterizam o trabalho do artista. As peças, colocadas no coração de La Llotja, oferecem aos visitantes um espaço para introspecção e diálogo sobre os desafios e as complexidades do presente.

Mais notícias

Ver tudo de Notas