Imagem e memória
João Moreira Salles e Jorge Bodanzky integram programação do Fotofestival SOLAR 2024
Por Paulla Pinheiro - Em 05/12/2024 às 5:03 PM
A terceira edição do Fotofestival SOLAR chega a Fortaleza e ao Cariri no dia 11 de dezembro. Até o dia 15, o festival oferece uma programação gratuita que inclui exposições, debates e atividades formativas em diversos equipamentos culturais do Ceará.
A exposição Que país é esse? – A câmera de Jorge Bodanzky durante a ditadura brasileira (1964-1985), realizada em parceria com o Instituto Moreira Salles, estará em cartaz na Pinacoteca do Ceará até abril de 2025, explorando momentos de repressão e resistência durante o regime militar.
No dia 13, também na Pinacoteca do Ceará, Bodanzky e Moreira Salles participarão da conversa “A política das imagens ou como narrar um país em luta”, com mediação de Bete Jaguaribe, proporcionando um olhar aprofundado sobre o papel transformador do audiovisual, das 19h30 às 21h.
Além da Pinacoteca do Ceará, o Fotofestival SOLAR ocupará espaços como o Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS), o Mercado AlimentaCE, o KUYA – Centro de Design do Ceará, a Estação das Artes e o Centro Cultural do Cariri, no Crato, conectando público e arte em múltiplos cenários que dialogam com a diversidade cultural e artística do estado.