Megaprojeto

Lenise Queiroz recebe prefeito Evandro Leitão e comitiva em visita às obras do novo Complexo Cultural

Por Marlyana Lima - Em 27/02/2025 às 5:28 PM

Visitaevandroccyeq Galeria4

Gabriela Aguiar, Lenise Queiroz Rocha e Evandro Leitão (Foto: Ares Soares)

A presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, e o reitor da Universidade de Fortaleza (Unifor), Randal Pompeu, apresentaram, na quarta-feira (26), o projeto do Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz ao prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão.

Acompanhado da vice-prefeita Gabriela Aguiar, da secretária da Cultura, Helena Barbosa, da secretária executiva da Cultura, Ticiana Studart, da secretária de Turismo, Denise Carrá, do secretário da Regional 7, Francisco Ibiapina, e do secretário da Regional 6, Alexandre Medeiros, o chefe do executivo municipal visitou as obras do megaprojeto que promete transformar a cena cultural e acadêmica da capital cearense. O Complexo ocupará uma área de 87.652,25m².

Randal Pompeu, reitor da Unifor, celebrou a parceria entre a universidade e a Prefeitura de Fortaleza. “É uma honra receber o prefeito e sua equipe para conhecer o projeto que estamos desenvolvendo. O Complexo será, sem dúvida, um grande espaço de aprendizado para nossos alunos e um equipamento cultural de destaque para a cidade”, reiterou.

Ccyeq 800

Maquete 3D do Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz

Durante a visita, o prefeito Evandro Leitão destacou a importância do Complexo para o fortalecimento da cultura em Fortaleza. “É um equipamento belíssimo, não temos nada dessa magnitude em Fortaleza. Além de contribuir para a formação dos alunos da Unifor, será um verdadeiro presente para a cidade, com um teatro, um museu e um espaço multiuso, atendendo tanto à população local quanto os turistas”, comentou.

Denise Carrá, secretária do Turismo de Fortaleza, também ressaltou o impacto do projeto não apenas na área cultural, mas também no turismo e desenvolvimento econômico da cidade. “Esse equipamento se soma a outros com essa vocação, fortalecendo a cena cultural e atraindo novos negócios e turistas. É mais um incentivo para as pessoas virem para Fortaleza”.

Por sua vez, a secretária de Cultura de Fortaleza, Helena Barbosa, destacou o valor do Complexo Cultural para a rede pública e privada de equipamentos culturais, reforçando que espaços como o teatro, com capacidade para 1.500 lugares, ampliam as oportunidades para artistas e grupos culturais circularem pela cidade. “Quando um novo projeto como esse é incorporado à nossa rede, ele fortalece o que podemos oferecer para os artistas e a população, criando uma sinergia entre espaços públicos e privados de difusão cultural.”

Após a recepção na Reitoria da Unifor, a comitiva seguiu para o canteiro de obras, onde foi recebida pelo arquiteto Luiz Deusdará, responsável pelo projeto do Complexo, previsto para inaugurar a primeira etapa em setembro deste ano.

Visitaevandroccyeq Galeria7

Reitor da Unifor Randal Pompeu, prefeito Evandro Leitão e o arquiteto Luiz Deusdará

Mais notícias

Ver tudo de Notas