
Memória em imagens
Livro com registros de Eudoro e Ermengarda Santana será lançado no Museu da Fotografia
Por Paulla Pinheiro - Em 15/04/2025 às 10:24 AM

Livro “Reter Tudo ou Quanta Maravilha do Dia a Dia que Passou”
Na quarta-feira (16), o livro “Reter Tudo ou Quanta Maravilha do Dia a Dia que Passou”, construído a partir dos álbuns fotográficos organizados por Eudoro e Ermengarda Santana, será lançado no Museu da Fotografia Fortaleza, a partir das 18h30. Eudoro é engenheiro, ex-deputado estadual e apaixonado por fotografia amadora; a esposa Ermengarda é assistente social e cuidadosa guardiã das memórias visuais da família,
Com texto posfácio assinado por Joca Reiners Terron, a obra traça, por meio das imagens de Eudoro e das legendas delicadamente anotadas por Ermengarda, uma narrativa afetiva que atravessa décadas, acompanhando casamentos, aniversários e o crescimento dos quatro filhos do casal: Tiago, Camilo, Andréa e Isabel. Camilo, aliás, é ex-governador do Ceará e atual Ministro da Educação.
Nas entrelinhas, os registros domésticos também revelam ecos da ditadura civil-militar brasileira, sugerindo como os álbuns de família podem ser arquivos sensíveis de um país.
Às 19h, os editores Isabel Santana Terron e Tiago Santana — filhos do casal — se reúnem com o escritor Joca Reiners Terron para um bate-papo sobre a publicação, suas histórias e camadas. O evento é aberto ao público, e o convite é para todos que se interessam por memória, imagem e os fios delicados que ligam o íntimo ao coletivo.
Mais notícias


Transição energética
