Moda
Louis Vuitton vestirá Annie Leibovitz para seu ingresso na Academia Francesa de Belas Artes
Por Viviane Ferreira - Em 18/03/2024 às 6:34 AM
Nicolas Ghesquière e Louis Vuitton criaram o traje que Annie Leibovitz usará ao comemorar seu ingresso na Academia Francesa de Belas Artes, cujos membros são conhecidos como “Les Immortels”.
Leibovitz, uma das melhores retratistas da fotografia moderna, é conhecida pela sua capacidade de capturar momentos íntimos de figuras de renome mundial a partir de uma perspectiva inovadora. Somente para as campanhas da Vuitton, ela fotografou Mikhail Gorbachev, Sean Connery, Keith Richards, Lionel Messi, Zinedine Zidane e Cristiano Ronaldo.
Ao criar seu look, Ghesquière, diretor criativo das coleções femininas da Louis Vuitton, brincou com códigos de design acadêmico tradicionais, extraídos de sua própria coleção primavera-verão 2017 para as linhas femininas da Vuitton. Suas formas e inspirações vêm do guarda-roupa masculino do século 18.
Com gola alta e trespassado, o casaco de lã preta de Leibovitz tem corte na cintura, é mais curto na frente e alongado nas costas, como um fraque. O conjunto sob medida consiste em uma jaqueta longa, calças justas de corte médio e uma camisa de popeline branca com gola tipo laço pregueada à mão.
“É uma verdadeira honra criar o traje acadêmico de Annie Leibovitz, uma artista talentosa, livre e visionária, e prestar homenagem ao seu trabalho fotográfico”, disse Ghesquière em comunicado.
Totalmente feito à mão, o bordado dourado assume a forma de folhas de oliveira dispostas simetricamente no pescoço, na frente da peça e nas mangas. O casaco acadêmico original foi desenhado pelo pintor Jean Louis David em 1801, em lã preta bordada com ramos de oliveira e fios de ouro.
A Academia de Belas Artes é uma das cinco academias dentro do Institut de France, uma sociedade acadêmica francesa que reconhece a excelência em pensamento, ciência, literatura, música e arte, fundada pela Convenção Nacional em 1795.
No dia 20 de março, Leibovitz receberá sua espada acadêmica das mãos de Anna Wintour, diretora editorial global da Vogue. Annie preencherá o cargo anteriormente ocupado por I.M. Pei, o arquiteto americano da pirâmide de vidro do Carrossel do Louvre.
Fonte: Fashion Network