Luto
Morre Fernando Campana, ícone do design brasileiro, aos 61 anos
Por Viviane Ferreira - Em 17/11/2022 às 8:03 AM
O designer e arquiteto Fernando Campana, 61 anos, morreu, na quarta-feira (16/11). A informação foi confirmada por meio das redes sociais do Estúdio Campana, que não revelou o motivo da morte. Fernando é considerado um ícone do design brasileiro e uma das personalidades mais influentes do país.
“É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento de Fernando Campana hoje, dia 16 de novembro, em São Paulo. Agradecemos a solidariedade de todos e pedimos que respeitem a privacidade da família neste momento”, declarou o perfil do estúdio no Instagram.
Nascido em Brotas, interior de São Paulo, Fernando é formado em Arquitetura pelo Unicentro Belas Artes de São Paulo. Ao lado do irmão mais velho, Humberto, fundou, em 1984, o atelier Campana, que alcançou reconhecimento internacional pelo design de mobiliário e peças intrigantes.
Fernando, por meio do Estúdio Campana, é pioneiro do design disruptivo, principalmente por usar objetos do cotidiano na criação de móveis, como urso de pelúcia e bonecas. “Profundamente enraizado na cultura e nas tradições brasileiras, seu trabalho carrega em seu cerne valores universais, como a liberdade e a dignidade humana, criando sua identidade por meio de experiências de vida”, afirma o site do atelier.