Lendária
Morre Rita Lee, a rainha do rock brasileiro, aos 75 anos
Por Viviane Ferreira - Em 09/05/2023 às 11:06 AM
Uma das maiores cantoras e compositoras da história da música brasileira, Rita Lee Jones de Carvalho, mais conhecida como Rita Lee, faleceu nesta segunda-feira (08), aos 75 anos. A cantora estava passando por processos de fortalecimento após a vitória contra o câncer primário no pulmão esquerdo descoberto em maior de 2021, após exames de rotina.
A família da artista divulgou um comunicado nas redes sociais dela: “Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou”. O velório será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, na quarta-feira (10), das 10h às 17h.
Conhecida como a rainha do rock brasileiro, a cantora era defensora dos direitos das mulheres e foi uma das primeiras a tocar guitarra em um palco. Dona de cabelos lisos, com franja e pintados de vermelho, a artista participou do grupo Os Mutantes, nos anos 1960 e 1970, tornando-se famosa nacionalmente.
Depois que saiu d’Os Mutantes, Rita Lee formou, em 1973, outra banda com amigos chamada Tutti Frutti. Nesse grupo, a artista cantava e tocava violão, piano, gaita e sintetizador. Foi na década de 1970 que Rita lançou diversos dos seus sucessos musicais, consolidando-se como a rainha do rock brasileiro.
Rita Lee compôs e interpreta várias músicas dos gêneros do rock e da Música Popular Brasileira (MPB). Veja abaixo suas principais composições:
Lança perfume
Ovelha negra
Banho de espuma
Doce vampiro
Baila comigo
Desculpe o auê
Erva venenosa
Amor e sexo
Agora só falta você
Esse tal de roque enrow
Jardins da Babilônia
Mania de você
Chega mais
Vítima”
A artista resolveu aposentar-se dos palcos em 2012, anunciando que estava com problemas de saúde. Na época, a cantora chegou a afirmar em uma rede social: “me aposento dos shows, mas da música nunca”. Entretanto, um ano depois, chegou a participar de shows, como o que foi realizado em comemoração aos 459 anos da cidade de São Paulo.”