'MUSEUS ORGÂNICOS'
Mostra Sesc Cariri de Culturas completa seus 25 anos promovendo intercâmbio
Por Marcelo - Em 15/08/2024 às 2:16 PM
A Mostra Sesc Cariri de Culturas chega aos 25 anos consolidada como um dos maiores encontros culturais do Brasil, levando ao público uma programação cultural diversificada e plural, valorizando também as tradições. Neste ano, traz como tema os ‘Museus Orgânicos’, lugares de memória afetiva e de valorização dos mestres da cultura. O evento acontece de 22 a 25 deste mês, com apresentações gratuitas em todo o Cariri e em quatro cidades do Centro-Sul: Iguatu, Icó, Orós e Umari.
“A região do Cariri é reconhecida como uma grande vitrine de costumes e tradições, e a atuação do Sistema Fecomércio visa exatamente valorizar e promover essa cultura, por isso a realização da Mostra Sesc. Este ano celebramos seus 25 anos e isso nos enche de alegria em saber que hoje o evento é um dos principais encontros culturais do País, onde tanto o público quanto os artistas podem trocar múltiplas experiências estéticas e de imersão cultural”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio Ceará em exercício, Luiz Fernando Bittencourt.
Neste ano, por meio do Sesc, o evento contará com 253 grupos, 309 ações nas linguagens de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Biblioteca, Expressões da Tradição, Literatura, Música e Ações Formativas envolvendo 1.765 artistas, músicos, escritores, contadores de histórias, mestres e brincantes da tradição.
Destaques
Um dos maiores ícones da música brasileira, Ney Matogrosso, está entre os destaques da programação. Ele apresenta no sábado, dia 24, o show Bloco na Rua, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, no Crato, a partir das 20 horas. Será a única atração paga. Os ingressos estão à venda no Sympla (www.sympla.com.br/evento/sesc-ney-matogrosso/2547902?referrer=linktr.ee), com valores acessíveis. Após o show de Ney Matogrosso, o público ficará com a apresentação do cantor Fábio Carneirinho, às 22 horas. A Mostra Cariri traz outros nomes de peso, tanto locais quanto nacionais, em diversas linguagens, como por exemplo, o ator Cacá Carvalho e a escritora Bia Bedran.
Durante o evento, o Sesc inaugura o Museu Casa de Mestre Aldenir, também no dia 24, a partir das 16 horas. Ele irá compor a rede de Museus Orgânicos do Sesc de fomento à tradição, além de ser um reconhecimento a José Aldenir Aguiar, o Mestre Aldenir, um guardião do Reisado Reis de Congo, um dos mais tradicionais da região do Cariri. O tema da Mostra Sesc deste ano foi escolhido levando em consideração a importância dos Museus Orgânicos para a proposta de candidatura da Bacia Cultural Sócio Biodiversa da Chapada do Araripe – Patrimônio Dá Humanidade, que concorre à chancela de Patrimônio Mundial Misto pela Unesco.
Para o superintendente de Ações Integradas do Sistema Fecomércio Ceará e diretor Regional do Sesc Ceará, Henrique Javi, os Museus Orgânicos valorizam a cultura e seus mestres, e contribuem para o turismo local, ao passo em que formam uma rede, somando-se à economia da região. “Homenagear os ‘Museus Orgânicos’ é também evidenciar todo o trabalho que o Sistema Fecomércio, por meio do Sesc, vem realizando no Cariri nas áreas da cultura e do turismo social. É um reconhecimento às manifestações artísticas do Ceará e ao talento dos mestres e artistas”, opina. Ainda durante a Mosta Cariri de Culturas será realizado o Mistura Senac, baseado em quatro segmentos de atuação: moda, gastronomia, turismo, além de saúde e beleza. (Ascom Sesc)
Serviço
Evento: Mostra Sesc Cariri de Culturas
Data: 22 a 25 de agosto de 2024
Programação completa: www.mostrasescdeculturas.com.br