MEGAPROJETO ARQUITETÔNICO
Museu do Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz inaugura em 08/09/2025
Por Marcelo - Em 28/06/2024 às 12:22 PM
A inauguração do museu, primeira etapa do Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz, já teve a data marcada: será no dia 8 de setembro de 2025. Além do museu, o equipamento abrigará um teatro e uma torre acadêmica, ligados por um atrium coberto que serve de apoio às edificações para eventos; como também para dar suporte à circulação vertical do empreendimento.
O megaprojeto da Fundação Edson Queiroz terá quase 90.000 m² de área, sendo que o museu ficará sobre uma base trapezoidal, com dimensões semelhantes às do teatro que será construído posteriormente, seis pavimentos e uma coberta contendo placas solares, solução sustentável para minimizar os impactos urbanos. A edificação contará com um memorial, espaço para exposição permanente e ambientes para exposições temporárias, distribuídos em quatro pavimentos.
Haverá, ainda, um pavimento destinado à área administrativa, atividades educacionais e lúdicas. Para o acervo de livros raros, um para o recebimento, a quarentena, a higienização, a guarda e o restauro de obras de arte e publicações; além de auditórios, área de convivência e estacionamento.
Além de promover exposições de obras do Acervo Fundação Edson Queiroz e mostras itinerantes, o edifício pretende sensibilizar a população para apreciar as variadas manifestações artísticas humanas. O equipamento foi idealizado também com o objetivo de formar mão de obra qualificada para a gestão, a conservação, a higienização, o reparo e o restauro de obras de artes e livros raros, uma vez que o museu será um verdadeiro laboratório para a capacitação desses profissionais.
O Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz é uma homenagem a dois cearenses responsáveis não só pelo desenvolvimento socioeconômico do Ceará, mas também pelo fomento às atividades artísticas e culturais no Estado e no Brasil. O projeto é de autoria do arquiteto Luiz Deusdará, renomado profissional cearense com mais de mil obras realizadas no Brasil e no exterior, sendo detentor de diversos prêmios nacionais e internacionais.
A obra
A Fundação Edson Queiroz deu início, em julho de 2023, à obra do Complexo Cultural. Os serviços de construção foram iniciados com a limpeza e escavação do terreno, além da instalação dos canteiros de obra e administrativo. A construtora que está conduzindo a obra é a Sian Engenharia, responsável por construir a Arena Castelão, o Centro de Eventos do Ceará e os shopping centers do Grupo JCPM.
Hoje, será concluída a fase de pré-obra, quando foi realizada a demolição da estrutura de concreto que havia no local e a escavação do terreno com descarte do material. Foi construída a fábrica de pré-laje BubbleDeck, sistema estrutural inovador que economiza concreto e aço, além de madeira para as formas da estrutura, que irá diminuir, consideravelmente, os impactos ao meio ambiente.
E na próxima segunda-feira (1º), terá início a cravação das fundações indiretas do tipo estacas hélice contínua. Em breve, será instalada uma usina de concreto dedicada exclusivamente para atender o cronograma de execução da estrutura da obra. A usina ficará situada em um terreno ao lado da Universidade de Fortaleza (Unifor).