
DESIGN ITALIANO
Novo hype em Milão: Bottega Veneta abre as portas de sua nova sede no Palazzo San Fedele
Por Marlyana Lima - Em 07/03/2025 às 11:11 AM

Bottega Veneta: apartamento icônico foi transformado num museu
A Bottega Veneta a marca italiana de luxo conhecida pelo seu design elegante e minimalista abriu as portas do Palazzo San Fedele, sua nova sede em Milão, para uma edição especial do projeto “Correspondências”. A iniciativa funde atmosferas com a visão poética de Patti Smith, rendendo um tributo a Carlo Mollino, arquiteto e designer italiano, através de uma homenagem à sua última grande obra, a Casa Mollino, em Turim.
Projetada entre 1960 e 1968, a residência reflete a estética e o fascínio de Mollino por elementos simbólicos e místicos. A Casa Mollino, atualmente transformada em museu, está localizada na Villa Avondo, um elegante edifício de estilo francês voltado para o Rio Pó. O espaço foi concebido como uma manifestação artística e não como um lar tradicional, traduzindo-se em uma verdadeira experiência imersiva.

O espaço reflete a estética e o fascínio de Mollino pelo simbolismo
Os ambientes internos da Casa Mollino são carregados de referências e simbolismos, que vão desde a iconografia egípcia até elementos recorrentes no design da Bottega Veneta, como a borboleta – um símbolo de transformação e renascimento.
Entre os destaques do espaço, está a emblemática cama em forma de barco do século XVIII, representando a viagem da alma para o além, além de uma mesa oval que remete a monumentos funerários. Espelhos posicionados para refletir o fluxo do rio e uma roseta criam um jogo de luz e perspectivas que intensificam a interação entre arquitetura e natureza.
A instalação em Milão reforça o compromisso da Bottega Veneta com a arte, cultura e história do design, promovendo um diálogo entre passado e presente por meio da criatividade e da inovação.

Casa Mollino continua a ser um diálogo entre arquitetura, natureza e transformação
Mais notícias


conquistas
