Centenário
O legado do grande mestre Ivo Pitanguy
Por Viviane Ferreira - Em 05/07/2023 às 4:32 PM
Hoje,quarta-feira (5), é um dia emblemático para celebrar o centenário de um dos maiores ícones da cirurgia plástica, o renomado cirurgião brasileiro Ivo Pitanguy. Nascido há cem anos, seu legado perdura como um farol de excelência e compaixão na área médica.
Ivo Pitanguy deixou uma marca indelével na história da cirurgia plástica. Sua dedicação, habilidade e inovação fizeram dele um mestre em sua profissão. Ele era um artista das mãos, capaz de moldar e esculpir a beleza com precisão cirúrgica. Mas, além de suas habilidades técnicas, Pitanguy também tinha um coração compassivo e uma visão humanitária.
Em 1963 fundou a Clínica Ivo Pitanguy, no Rio de Janeiro, que se tornou referência internacional em cirurgia plástica. Ele acreditava que a cirurgia plástica não deveria ser vista apenas como uma questão de vaidade, mas como uma forma de melhorar a autoestima e a qualidade de vida dos pacientes. Sua abordagem humanitária e filosofia de cuidar não apenas dos corpos, mas também das almas, foram fundamentais para o seu sucesso.
Tanto em sua clínica particular como na 38ª Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, recebeu a visita de mais de 4 mil cirurgiões plásticos oriundos dos mais variados países de todos os continentes, para aqui, e com ele, buscar o aperfeiçoamento.
Além de ser pioneiro no campo da cirurgia plástica no Brasil e ser responsável por fundar a primeira clínica de cirurgia plástica do país, Ivo Pitanguy também era um professor dedicado. Seus conhecimentos e técnicas avançadas eram amplamente buscados por profissionais de todo o mundo, o que o levou a ser reconhecido internacionalmente.
A escola Pitanguy, a maior e mais deseja escola de cirurgia plástica do mundo, formou mais de 600 cirurgiões espalhados por mais de 40 países.
Em Fortaleza, alguns dos mais destacados ex-alunos do professor Pitanguy são o pioneiro da cirurgia plástica no Estado do Ceará, Dr. Germano Riquet (in memoriam), Márcio Crisóstomo, Haim Erel, Carlos Juaçaba e Isaac Furtado.
O Dr. Ivo Pitanguy faleceu em 2016, aos 93 anos, e deixou sua legião de ex-alunos unidos pela Aexpi Pitanguy, uma das suas maiores heranças.