Exposição Aquavelas
O mar de Fortaleza estará colorido na abertura do Encontro Sesc Povos do Mar
Por Gabriela - Em 02/12/2021 às 4:38 PM
Reunindo nomes de peso das artes plásticas cearense, a abertura do Encontro Sesc Povos do Mar vai levar, mais uma vez, cores e arte para a orla de Fortaleza.
No próximo dia 12 de dezembro, às 8h, a Enseada do Mucuripe recebe a segunda edição da Exposição flutuante Aquavelas, momento em que o público vai poder conferir obras de arte pintadas em velas de jangadas. Na ocasião, elas vão fazer um passeio pela orla de Fortaleza, podendo ser vistas a cerca de 200 metros da margem, navegando em direção ao Rio Ceará, onde encerram o trajeto por volta das 13h.
Mano Alencar, Edmar Gonçalves, Zé Tarcísio, Totonho Laprovitera, Almeida Luz e Andrea Dall’Olio, Vando Farias e Julio Silveira, que participaram do Aquavelas em 2020, também vão estar na exposição este ano. Soma-se ao coletivo Hélio Rola, Ana Débora e Luiz Freire.
A partir de referências artísticas e pessoais, neste ano, esses 11 nomes vão levar para as telas elementos que traduzam, entre formas, traços e texturas, a importância da defesa dos oceanos e da vida marinha.
“Transformadas em verdadeiras obras de arte flutuantes, as velas pintadas por esses renomados artistas vêm para celebrar toda a cultura dos povos do mar, além de simbolizar a importância da preservação do nosso litoral e de pensar ideias e soluções que dialoguem com o desenvolvimento sustentável. A exposição Aquavelas também não deixa de ser uma forma de celebrar a cultura e modos de vida existentes de comunidades costeiras do Estado”, explica o consultor do Sesc Ceará, Paulo Leitão.
Antes da abertura do Encontro Sesc Povos do Mar, o coletivo se reúne nesta sexta-feira (3), às 9h, no Sesc Iparana Hotel Ecológico para começar a personalizar suas jangadas, além de trocar ideias, dicas e experiências artísticas para o processo criativo de suas velas.