Honraria
Onélia Santana é homenageada pela Divine Académie durante solenidade, em Paris
Por Viviane Ferreira - Em 24/10/2023 às 4:47 PM
Em uma noite de muito prestígio, a secretária da Proteção Social do Estado, Onélia Santana, esteve no centro das atenções ao ser agraciada com uma honraria de destaque em solo francês a convite da Divine Académie, que a nomeou vice-presidente de honra da instituição.
A solenidade aconteceu no sábado (21), no Palácio George V, em Paris, onde Onélia ainda recebeu a Grande Medalha de Ouro da República Francesa 2023. A secretária foi homenageada pelo trabalho à frente do Programa Mais Infância e também pelas ações em prol do artesanato cearense.
“Agradeço à presidente da Divine Académie, Diva Pavesi, pela honraria! Dedico a homenagem a todos os artesãos cearenses. Esta noite estou com vestido criado pelo estilista cearense Ivanildo Nunes, que apresenta nosso artesanato de forma sofisticada, valorizando as nossas rendas. Viva o artesanato cearense”, comentou Onélia.
Ver essa foto no Instagram
Após sua participação na solenidade, Onélia Santana seguiu cumprindo agenda em Paris. Na segunda-feira (23), ela esteve na Unesco com a embaixadora do Brasil junto à Unesco, Paula Alves de Souza, e a diretora de departamento da área de políticas sociais da Unesco, Mariagrazia Squicciarini, para discutir a preservação das rendas do Ceará. Participaram da reunião o designer e estilista Ivanildo Nunes e a gerente comercial e curadora da CeArt Ceará, Germana Mourão.
Na sequência, participou de um encontro com embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva Tavares, para discutir a divulgação do artesanato cearense em Paris e fomentar as vendas das peças artesanais na Europa.
Artesanato cearense no Louvre
O artesanato cearense desembarcou, na sexta (20), em Paris, mais especificamente no Museu do Louvre. Na ocasião, o Carrossel do Louvre abriu uma vernissage com as obras, que ficaram em exposição até domingo (22). Para a mostra, a Secretaria da Proteção Social, por meio da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), selecionou cinco artesãos que trabalham com a escultura em madeira para participar. Dos cinco participantes, três acompanham a exposição em Paris.
A mostra foi realizada pela Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture, presidida pela jornalista e produtora brasileira Diva Pavesi. A curadoria selecionou cinco esculturas em madeira que falam sobre a arte popular do Cariri. Os artesãos que participam são Silvana Maria dos Santos, Raimundo Caetano (Racar), Francisco Graciano, Aparecido Gonzaga (Din) e Paulo Sérgio de Souza.
“Ficamos muito felizes com o convite para apresentar a arte cearense no Museu do Louvre, em Paris. Essa é, sem dúvida, uma oportunidade única de mostrar a história e a identidade do povo cearense, a partir dos nossos artesãos e artesãs, verdadeiros artistas da cultura popular”, destaca a secretária Onélia Santana.
Entre as obras selecionadas, estão o Divino Espírito Santo (Silvana), Reisado Jaraguá (Racar), Beata (Graciano), Romaria (Din) e Favela (Paulo Sérgio). As cinco obras falam sobre lendas populares, religiosidade e do cenário urbano da região do Cariri.