Segundo o guia britânico Lonely Planet
Passeio de trem no Paraná é eleito um dos melhores do mundo, à frente de rotas na Suíça e Itália
Por Paulla Pinheiro - Em 16/01/2025 às 12:01 AM
A rota ferroviária entre Curitiba e Morretes, operada pela Serra Verde Express, foi eleita uma das 24 viagens de trem mais incríveis do mundo pelo guia britânico Lonely Planet. O trajeto alcançou a 14ª posição na lista, superando itinerários como o Bernina Express, que conecta Chur, na Suíça, a Tirano, na Itália, um destaque na exploração de paisagens alpinas.
A seleção faz parte do livro Amazing Train Journeys, lançado pela Lonely Planet, referência global em guias de viagem. O ranking destaca percursos que oferecem experiências únicas, celebrando a beleza natural, a história e a cultura.
Com 68 km de extensão, a viagem de trem pelo Paraná é uma verdadeira imersão na biodiversidade da Serra do Mar, cortando a Mata Atlântica. O trajeto, realizado em locomotiva, dura cerca de 4 horas e passa por 41 pontes e 13 túneis, além de proporcionar vistas impressionantes de penhascos, cachoeiras e vales. Entre os destaques está a Ponte São João, uma estrutura com mais de 55 metros de altura.
A história da ferrovia é tão fascinante quanto a paisagem. A construção da Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba teve início em 1880, nos tempos do imperador Dom Pedro II, e foi inaugurada em 1885 pela princesa Isabel. O projeto é uma obra-prima da engenharia do século XIX, idealizado pelos irmãos Antônio e André Rebouças, dois dos mais renomados engenheiros brasileiros da época.
O trajeto já havia conquistado outros reconhecimentos internacionais, sendo apontado como um dos melhores passeios de trem do mundo pelos jornais The Guardian (Reino Unido) e The Wall Street Journal (EUA).