Práticas exitosas
Patrícia Macêdo apresenta os resultados do “Acesso Mais Seguro” durante fórum em Abu Dhabi
Por Gabriela - Em 11/02/2020 às 2:39 PM
Secretária de Relações Internacionais e Federativas de Fortaleza, Patrícia Macêdo debateu nesta terça-feira (11) o “Acesso às Infraestruturas e Serviços no contexto de Violência Urbana”, em Abu Dhabi, durante o 10º World Urban Forum. O evento acontece em paralelo ao Fórum Urbano Mundial, com realização do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e a British Academy.
Na ocasião, Patrícia falou sobre os resultados da metodologia Acesso Mais Seguro (AMS), implantada em Fortaleza para prevenir e aliviar os efeitos da violência armada em serviços públicos essenciais. Na capital cearense, cerca de 88% das unidades básicas de saúde receberam treinamento na metodologia, beneficiando diretamente a 1,5 milhão de pessoas.
Segundo a secretária, a intenção do programa não é apenas garantir às pessoas que vivem em áreas de vulnerabilidade social o acesso aos serviços essenciais, mas também possibilitar a segurança dos profissionais que oferecem esse tipo trabalho. “O treinamento por meio desta metodologia cuida de quem cuida, e essa é uma orientação que a Prefeitura de Fortaleza vem seguindo, com o suporte efetivo e eficiente do CICV, que tem a mais vasta expertise no assunto”, afirmou.
Em suas redes sociais, a Patrícia Macêdo comentou sobre o evento ao compartilhar alguns clicks no final de sua apresentação. “Foi uma grande honra representar a minha cidade no 10º World Urban Forum. Os nossos esforços para garantir um acesso seguro aos serviços de saúde, em conjunto com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, foi o tema do meu painel. Parabéns ao Prefeito Roberto Cláudio e à nossa equipa da saúde! Fortaleza está no caminho certo”.
A discussão foi mediada pela professora Caroline Knowles, com a participação de Paola Forgiane, representando a Cruz Vermelha; Iftikhar Ali Shallwani, representante da Prefeitura de Karachi, no Paquistão; e Kieran Mitton, do King’s College.