aberto ao público

Planetário Rubens de Azevedo renova sessões e amplia a oferta de atividades gratuitas em janeiro

Por Viviane Ferreira - Em 28/12/2023 às 10:10 AM

Luiz Alves

Integrando o ciclo programático “Férias no Dragão”, o planetário traz, entre os destaques, nova sessão infantil, observação astronômica aberta ao público e sessões gratuitas com trilha musical também aos domingos.

Planetário do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo cultural que integra a Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece) ligados à Secretaria da Cultura do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar, o Planetário Rubens de Azevedo traz novidades para o “Férias no Dragão”, ciclo programático que terá, entre outras atrações, novas sessões lúdicas e uma maior oferta de atividades gratuitas. Eventuais atualizações da programação podem ser acompanhadas na página do espaço (www.planetariorubensdeazevedo.com.br).

Programações gratuitas

Música nas Estrelas

Aos sábados e domingos (6, 7, 13, 14, 20, 21, 27 e 28), sempre às 16h, tem Música nas Estrelas, programa de sessões especiais que combinam projeções em fulldome com trilhas musicais. Desenvolvidas pela equipe do Planetário Rubens de Azevedo, as sessões conduzem o público a uma viagem imaginária pelo tempo e pelo espaço, entre nebulosas, galáxias, constelações, exoplanetas e muito mais, ao som de encantadoras músicas. O acesso é gratuito, sendo necessário retirar convite uma hora antes, na bilheteria do Planetário, sendo disponibilizados 50 lugares por sessão.

Noite das Estrelas

No dia 19 de janeiro (sexta-feira), das 19h às 21h, o Planetário realiza mais um Noite das Estrelas, programa gratuito de observação astronômica a partir de um telescópio especial, disponibilizado ao público em geral para a visualização de crateras da lua, planetas, nebulosas, etc. A participação é gratuita e livre, por ordem de chegada. A realização do programa fica condicionada às condições de visibilidade, sendo interrompida se o céu estiver nublado.

Sessões Lúdicas

O Planetário mantém a oferta de sessões lúdicas sobre Astronomia e Ciências afins, de quinta a domingo. Às quintas e sextas de janeiro, serão exibidas a infantil “A Lenda da Princesa Acorrentada”, às 18h, e a juvenil-adulta “O Deus Kim e a Astronomia Maya”, às 19h. Aos sábados e domingos, a programação começa a partir das 17h, com uma sessão a cada hora: “A Lenda da Princesa Acorrentada” (infantil), “Viagem no Foguete de Papel” (infantil) às 18h, “O Deus Kim e a Astronomia Maya” (sessão juvenil-adulta) às 19h, e “As Origens da Vida” (sessão juvenil-adulta) às 20h. Os ingressos para as sessões podem ser adquiridos no site da Sympla Bileto (site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar) e na bilheteria física no Dragão.

PROGRAMAÇÃO DE JANEIRO

Sessões Lúdicas

Dias 4, 5, 11, 12, 18, 19, 25, 26 (quintas e sextas-feiras)
18h – Sessão “A Lenda da Princesa Acorrentada” (infantil)
19h – Sessão “O Deus Kim e a Astronomia Maya ” (juvenil-adulta)

Dias 6, 7, 13, 14, 20, 21, 27, 28 (sábados e domingos)
17h – Sessão “A Lenda da Princesa Acorrentada” (infantil)
18h – Sessão “Viagem no Foguete de Papel” (infantil)
19h – Sessão “O Deus Kim e a Astronomia Maya” (juvenil-adulta)
20h – Sessão “As Origens da Vida” (sessão juvenil-adulta)

Música nas Estrelas

Dias 6, 7, 13, 14, 20, 21, 27, 28 (sábados e domingos), às 16h, no Planetário Rubens de Azevedo

Noite das Estrelas

Dia 19 de janeiro (sexta-feira)
Das 19h às 21h

Sinopses das Sessões Lúdicas

A Lenda da Princesa Acorrentada (sessão infantil)

A sessão apresenta uma das mais belas histórias das constelações da mitologia greco-romana: “Andrômeda – A Lenda da Princesa Acorrentada”. Na trama, as mais complexas personagens (algumas realistas, algumas mitológicas), colocam a ação em ritmo acelerado em cenários de fundo imaginativos e adiciona efeitos especiais deslumbrantes, a fim de contar uma história inspiradora e mostrar o céu noturno como nunca se viu antes.

O Deus Kim e a Astronomia Maya

Na Arqueoastronomia Maia, os observadores do universo fazem uma viagem por seis sítios arqueológicos maias: San Gervasio, Chichen Itzá, Uxmal, Edzana, Palenque e Bonampak, pelos quais o espectador é imerso num mundo de conhecimento maia sobre a importância das orientações de seus templos em relação à dinâmica celeste do sol, da lua e do planeta Vênus.

As Origens da Vida

A sessão apresenta as recentes descobertas sobre os princípios químicos da origem do Universo por meio do Big Bang. Trata das questões biológicas da origem da vida na Terra e das pesquisas sobre vida extraterrestre. Com linguagem simples e fantásticas imagens, a sessão mostra os novos conhecimentos sobre o nascimento, vida e morte das estrelas e dos sistemas planetários. Traz um olhar sobre o início da vida na Terra e a extinção dos dinossauros. Conduz a uma viagem fantástica, mostrando descobertas e despertando uma consciência planetária.

Viagem no Foguete de Papel

Três crianças fazem uma viagem imaginária em um “foguete de papel”. Com uma linguagem adaptada para o público infantil, a sessão faz uma fantástica viagem pelos planetas e apresenta informações atualizadas do Sistema Solar. Lança mão de três itens essenciais, um foguete de papelão, um livro especial e muita imaginação, os jovens astronautas embarcam numa aventura até o Sol, aos planetas terrestres e aos gigantes gasosos com seus belos anéis. A viagem não é sem riscos, mas o “livro especial de Astronomia” os ajuda a sobreviver a todas as situações perigosas.

Mais notícias

Ver tudo de Notas