projeto Bússola

Porto Iracema das Artes promove debate sobre regulamentação de streamings com cineastas

Por Viviane Ferreira - Em 14/06/2023 às 3:45 PM

Bussola Segunda Edicao

.

Demanda em destaque no setor audiovisual no Brasil, a regulamentação de streamings será tema de debate promovido pela Escola Porto Iracema das Artes – instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

O momento, realizado às 19h do próximo dia 20 de junho, é parte do projeto Bússola, que promove debates sobre o Audiovisual no Brasil. Esta edição será mediada por Max Eluard, produtor e professor, e conta com a participação de Leonardo Edde, produtor e sócio-fundador da Urca Filmes; e Glauber Filho, diretor e roteirista. A realização é do Centro de Narrativas Audiovisuais (Cena 15) e do Núcleo de Audiovisual (NAVE) da Escola.

A regulação dos streamings no Brasil é uma demanda antiga do setor Audiovisual. No último mês de março, a Ancine (Agência Nacional de Cinema) divulgou um relatório sobre o mercado Audiovisual no Brasil, que deve auxiliar na formulação de políticas públicas para o setor.

Dados da publicação afirmam que o Brasil é o país da América Latina com maior número de plataformas de streamings disponíveis, mas que apenas 10,9% das produções em catálogo são brasileiras, prejudicando produções nacionais.

Coordenadora do Cena 15, Manoela Ziggiatti reforça a urgência do debate. “Precisamos trazer esse debate para nossos espaços de formação, envolvendo estudantes, produtoras independentes e entidades ligadas ao audiovisual. Os encaminhamentos e decisões em relação à regulamentação dos VoDs (Video on Demand) podem ter um impacto importante na democratização e regionalização das produções no país, o que nos afeta diretamente”, afirma.

Para Suzana Costa, coordenadora do NAVE e realizadora do Bússola, “o avanço das tecnologias, que tiveram forte impacto na indústria do audiovisual, nos obriga a olhar a produção e o consumo sob novas perspectivas. O streaming afeta poderosamente a forma de consumo e os meios de produção, razão pela qual é a pauta mais importante no momento”.

Mais notícias

Ver tudo de Notas