‘Gilmar Presente’
Porto Iracema recebe exposição em homenagem ao professor e pensador Gilmar de Carvalho
Por Viviane Ferreira - Em 21/08/2023 às 9:16 AM
Homenageando o professor e pensador Gilmar de Carvalho, a Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) –, recebe a exposição ‘Gilmar Presente’, com produção de João Pedro do Juazeiro.
A abertura ocorre de forma gratuita na próxima sexta-feira (25), às 17h, na sede da Porto. O público pode visitar a exposição até 6 de outubro, de segundas às sextas-feiras, das 8h30 às 17h30.
A exposição é parte da programação de 10 anos de atividades contínuas da Porto Iracema das Artes, comemorado neste mês de agosto. Com xilogravuras, livros e esculturas exibidas, a mostra celebra a contribuição artística e cultural deixada por Gilmar, que faleceu em 2021 vítima do coronavírus.
“[A exposição] Une essa variedade de tipologias, linguagens, etnias, essa multiplicidade que Gilmar de Carvalho queria, unindo todos em um só patamar, evoluindo e fortalecendo um ao outro. Gilmar gostava da universalidade e da união, da igualdade. Ele queria essa evolução múltipla. A exposição, ‘Gilmar Presente’ é Itinerante, e de um Gilmar que vive no coração de cada artesão, de cada aluno que ele educou, de cada profissional que formou, é do corpo de toda a evolução que ele fez e propagou em busca de um mundo melhor.”, explica João Pedro do Juazeiro, produtor da exposição.
Sobre a exposição ‘Gilmar Presente’
Exposição em menção aos dois anos da morte de Gilmar de Carvalho. O jornalista, escritor e importante pesquisador da cultura cearense foi autor de mais de 50 livros e referência nacional na área de tradições e culturas populares, morreu em 2021 vítima do Coronavírus.
A exposição “Gilmar Presente” é pensada e produzida por João Pedro do Juazeiro, artista da gravura que se diz “descoberto” por Gilmar. A mostra teve sua primeira abertura à data de dois anos da morte do jornalista, em 17 de abril de 2023, na Galeria Ramos Cotoco (anexo do Theatro José de Alencar) e agora vislumbra a Galeria Leonilson da Escola Porto Iracema das Artes, reconhecendo a escola como espaço de intenso carinho do escritor homenageado.