O Presente de Cecília
Programa Ecocidadão, do Grupo Marquise, inicia nova temporada de espetáculos em escolas públicas cearenses
Por Gabriela - Em 05/11/2021 às 5:29 PM
Depois de quase dois anos isolados em função da pandemia, chegou o decreto do Governo do Estado do Ceará que libera as aulas presenciais. Para tornar esse momento ainda mais marcante, a peça do Programa Ecocidadão “O Presente de Cecília” vem cumprindo uma temporada com 20 apresentações, percorrendo 10 cidades cearenses na região metropolinana, serra, praia e sertão. São elas: Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Juazeiro do Norte, Crato, Nova Olinda, Guaramiranga, Pacoti, Sobral e Jijoca de Jericoacoara.
O espetáculo conta, de forma metafórica, a história de Marquinhos – uma criança que vem do futuro para explicar para a pequena Cecília sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente e garantir uma vida sustentável para as próximas gerações.
Cada cidade terá duas apresentações, promovidas de forma totalmente gratuitas. A temporada começou por Caucaia, nesta quinta-feira (4) na Escola Corália Gonzaga Sales, para 400 crianças e contou com a presença do secretário de educação Sérgio Kobayshi; Maria Emília Pessoa, secretaria de governo; e o prefeito em exercício Francisco Deusinho Filho.
Hoje (5), a peça foi exibida para as crianças de Maranguape, estudantes da Escola José Fernandes Vieira. “O Ecocidadão já possui mais de 20 anos e tem como objetivo não apenas transmitir noções de educação ambiental para crianças, mas, acima de tudo, envolve-las emocionalmente com a causa, incentivando a criação de novos hábitos nas mesmas”, lembra Vini Fernandes, gerente de marketing do Grupo Marquise.
O público-alvo do programa são os jovens e crianças. Eles aprendem com peças teatrais, jogos interativos, atividades lúdicas, cartilha e jogo de tabuleiro gigante a descartarem os resíduos de forma correta. Além disso, foi desenvolvido o game Academia de Ecocidadãos, onde pessoas de todas as idades poderão colocar em prática seus conhecimentos sobre sustentabilidade, aprender sobre cuidados com o meio ambiente e fazer a diferença.
“Faz parte do DNA do Grupo Marquise esse trabalho de responsabilidade socioambiental. O programa Ecocidadão não se trata de uma ação pontual e sim um conjunto de atividades realizadas sistematicamente. Acreditamos que a educação é uma ferramenta essencial para tornar o planeta mais sustentável”, afirma Luiz Gustavo Vianna, diretor Administrativo Financeiro do Grupo Marquise.
A peça O Presente de Cecília foi produzida pela House Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo e Governo Federal e é promovida pelo Programa Ecocidadão, da Marquise Ambiental; e patrocínio do Grupo Marquise e Ceará Cidadão.
Tudo está sendo feito totalmente dentro dos protocolos do decreto vigente na data do espetáculo. Para contemplar as crianças de ambos os turnos e evitar aglomerações, a peça será apresentada em dois turnos em cada unidade educacional, para crianças já alfabetizadas até 13 anos. Além disso, as apresentações serão em quadras abertas, com capacidade para no máximo 400 pessoas e com plateia sentada e mantendo o distanciamento social. Será exigido ainda o uso de máscaras e álcool em gel.
Na primeira temporada, realizada em 2019, a peça visitou oito cidades do País como: Fortaleza, Osasco, Taubaté, São Gonçalo, Manaus, Porto Velho, João Pessoa e Natal, alcançado quase 25 mil de jovens e crianças. Nessa nova temporada, algo em torno de 8 mil crianças, dessas 10 cidades, assistirão ao espetáculo.