Saúde Feminina
Projeto do Sírio-Libanês mapeia mulheres por I.A. para reduzir risco de câncer de mama
Por B.L.V - Em 29/10/2024 às 11:18 AM
O Sírio-Libanês acaba de lançar o CareGaps Mama, um projeto pioneiro que utiliza inteligência artificial para identificar mulheres em risco de câncer de mama e incentivá-las a manter um acompanhamento preventivo. A plataforma envia alertas personalizados via celular para pacientes com alterações em exames de imagem, como mamografia e ultrassonografia, lembrando-as de realizar novos exames e consultar seus médicos.
Entre fevereiro e junho, foram enviados alertas para 927 pacientes da base de 2.988 identificadas com BI-RADS 3, nódulos provavelmente benignos. Com isso, houve um aumento de 98% na adesão ao acompanhamento, destacando o impacto da IA na medicina preventiva. Segundo Marina Sahade, oncologista do Sírio-Libanês, “o CareGaps Mama garante que pacientes em risco sigam os protocolos recomendados, promovendo um cuidado mais eficaz.”
O sistema, desenvolvido pelo DataLab do Sírio-Libanês, é escalável e pode integrar mensagens via WhatsApp e aplicativo do paciente. Mais do que uma ferramenta de rastreamento, o CareGaps Mama visa transformar a experiência de cuidado e auxiliar especialistas na prevenção ativa do câncer de mama, contribuindo também para futuras pesquisas científicas.