Novidade
Sala secreta com possíveis desenhos inéditos de Michelangelo será aberta ao público na Itália
Por Viviane Ferreira - Em 07/11/2023 às 1:00 PM
Pela primeira vez, o público poderá conhecer a “sala secreta” localizada abaixo das Capelas Médici, em Florença, na Itália, que reúne desenhos inéditos de Michelangelo. As figuras, esboçadas em carvão e giz de cera cor de ferrugem, foram atribuídas ao pintor e escultor italiano por Paolo Dal Poggetto, ex-diretor das Capelas Médici.
Os estudos apontam que Michelangelo se escondeu no espaço estreito de cerca de 10 metros comprimento, 3 metros de largura e 2,5 metros de altura, durante várias semanas no ano de 1530, quando o Papa Clemente VII ordenou sua morte. A sentença foi rescindida dois meses depois e o artista voltou a trabalhar em Florença, antes de se mudar para Roma quatro anos depois.
“Este local proporciona ao visitante de hoje a experiência única de poder entrar em contato direto não só com o processo criativo do maestro, mas também com a percepção da formação de seu mito como artista divino”, afirma Francesca de Luca, curadora do Museu das Capelas dos Médici, em comunicado.
O espaço estará aberto ao público a partir do dia 15 de novembro, por tempo limitado. Com o objetivo de preservar os desenhos, o local receberá 100 pessoas por semana, em grupos de quatro, e as visitas terão duração máxima de 15 minutos. As entradas custarão cerca de 30 euros.