EM ABRIL

São Paulo inaugura Laboratório de Artes Imersivas com exposição dedicada a Da Vinci

Por Marlyana Lima - Em 30/03/2025 às 4:00 AM

Fever 2 231021 Omdldv 2207 1024x683

Espaço será o primeiro laboratório permanente de artes imersivas da América do Sul

A capital paulista ganhará, a partir de 30 de abril, um novo espaço cultural de referência no cenário artístico internacional: o Visualfarm Gymnasium, primeiro laboratório permanente de artes imersivas da América do Sul. O espaço ocupará uma área de 2.200 m² na Praça Olavo Bilac, reunindo projeções digitais, som, luz, cenografia e inteligência artificial em experiências multissensoriais voltadas à arte, ciência e inovação.

Inspirado em modelos consagrados como o Atelier des Lumières (Paris), teamLab Borderless (Tóquio) e Frameless (Londres), o novo centro foi concebido pelo estúdio brasileiro Visualfarm, pioneiro na fusão entre arte e tecnologia. A proposta é criar um espaço permanente de pesquisa e exibição de experiências narrativas imersivas, integrando diversas linguagens.

Estreia com Leonardo da Vinci

A exposição inaugural terá como tema a vida e a obra de Leonardo da Vinci. Intitulada Os Mundos de Leonardo da Vinci, a mostra propõe uma imersão multissensorial na mente do artista renascentista, reunindo projeções em telas de grandes proporções, instalações robóticas, holografias, realidade virtual, esculturas táteis e interações com inteligência artificial. Um domo com 16 metros de diâmetro simula o cérebro do artista, onde invenções mecânicas são animadas por dispositivos cênicos, espelhando as engenhocas usadas nos espetáculos criados por Da Vinci no século XV.

Visualfarm Gymnasium 21

Um domo com 16 metros de diâmetro simula o cérebro do artista

Outro destaque é a reconstrução em escala real do refeitório de Santa Maria delle Grazie, em Milão, com projeção fiel da pintura A Última Ceia, reproduzida com iluminação e perspectiva originais. Um ambiente denominado Camera Segreta apresentará aspectos pouco conhecidos da trajetória do artista, incluindo preferências alimentares, vida amorosa e invenções inusitadas, como uma lira feita com crânio e crina de cavalo.

O complexo cultural conta com um salão principal de 1.500 m² com 13 metros de pé-direito, planetário digital com capacidade para até 500 pessoas, áreas de realidade virtual, espaços para espetáculos e ambientes interativos. Um bar, loja, café e espaço expositivo gratuito integram a entrada do prédio, projetado para abrigar tanto grandes exposições quanto eventos e pesquisas em novas formas de expressão artística.

No segundo semestre, a programação será ampliada com a chegada das exposições Astro, sobre astronomia, e Histórias da Floresta, reforçando o caráter multidisciplinar do centro.

O Visualfarm Gymnasium é uma iniciativa da Visualfarm com apoio do Ministério da Cultura, Ourocard, Pulsar Brasil e conta com financiamento via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Os ingressos já estão disponíveis no site oficial: www.visualfarmgymnasium.com.br.

Mais notícias

Ver tudo de Notas