
ENCONTRO CULTURAL
Sarau de Patrícia Macedo celebra o Dia do Cinema Brasileiro com cultura, debates e lançamento de livro
Por Lorena Cabral - Em 20/06/2024 às 9:08 PM

Sarau de Patrícia Macedo celebrou o Dia do Cinema Brasileiro com cultura, debates e lançamento de livro./ Foto: Divulgação
A residência de Patrícia e Amarilio Macedo, na Aldeota, se transformou em um ponto de encontro cultural para celebrar o Dia do Cinema Brasileiro. Relembrando os primórdios de 1898, quando as primeiras imagens em movimento encantaram o Brasil, o evento reverenciou a trajetória cinematográfica nacional.
O ponto alto da festividade foi o sarau, encabeçado pelo Coral Sobretons, um grupo que há 16 anos entrelaça vozes para exaltar a música e a rica cultura brasileira, além do grupo Littera. Uma mesa redonda, por sua vez, reuniu cineastas cearenses para debater tanto o presente quanto o futuro do cinema brasileiro.

Tibico Brasil, Andreia Pires, Pedro Martins Freire, Glauber Paiva e Joe Pimentel./ Foto: Divulgação
O encontro atraiu amantes do cinema, oferecendo uma programação repleta de música, debates e o lançamento do livro “Filmes Proibidos e Censurados na História do Cinema”, uma obra de Pedro Martins Freire. O jornalista, especialista em cinema de arte, não apenas explora os filmes que desafiaram a censura, mas também desvenda os intrincados mecanismos e as motivações por trás dessas decisões.
Ao iluminar os processos de repressão desde os conselhos de censura, nos Estados Unidos, até sua influência global, o livro de Freire destaca os profundos impactos culturais dessas restrições e as persistentes questões sobre liberdade artística que ecoam até os dias de hoje. O livro pode ser adquirido online pela Livraria Martins Fontes Paulistas.
A cada semestre, Patrícia e Amarilio Macedo abrem suas portas para reunir amigos e personalidades em uma noite de arte, música e cultura que alimenta a alma da Aldeota. Este espaço íntimo se torna um ponto de encontro onde a criatividade floresce e novas conexões se formam.
- Lançamento do livro “Filmes Proibidos e Censurados na História do Cinema”, uma obra de Pedro Martins Freire./ Foto: Divulgação
- Foto: Divulgação
- Sobretons e grupo Littera – Ouse Saber
- Foto: Divulgação
- Foto: Divulgação
- Maestro Tiago Nogueira, Patrícia, Pedro Martins Freire e Soraya Freire./ Foto: Divulgação
Mais notícias


Sessão Solene
