Resurgentis
Sérgio Helle recria novo design da campanha Doe de Coração 2021
Por Gabriela - Em 23/08/2021 às 10:26 AM
A cada edição do Movimento Doe de Coração, a Fundação Edson Queiroz traz uma nova proposta para a marca da campanha. A ação, além fortalecer a importância da doação de órgãos e tecidos, é uma oportunidade de valorização dos artistas cearenses. E neste ano, a infogravura de Sérgio Helle é o que redesenha o tradicional formato em coração da palavra “Doe”.
O artista visual se inspirou na série Resurgentis, coleção de artes de sua autoria, que atualmente está em exposição na Universidade de Fortaleza. “É uma série que fala muito de esperança, de renascimento. Mostra uma natureza devastada, queimada, seca, e dela vêm brotando flores, nascendo insetos. Então é a vida que insiste em renascer, em brotar novamente. Tudo a ver com a campanha, que é a doação, o renascimento; da vida nascer em outra pessoa, da vida continuar de outra forma”, explica.
Com 33 anos de carreira, Sérgio Helle é um dos primeiros artistas cearenses a utilizar o computador como ferramenta artística. Nasceu no Crato e mudou-se para Fortaleza aos 10 anos, quando começou a pintar. Atualmente, desenvolve um trabalho em que mescla as mais novas ferramentas digitais com tradicionais técnicas de desenho e pintura. Com quatro livros publicados sobre o seu trabalho, expôs em várias cidades do Brasil e em outros países, como Portugal e Itália.
Doe de Coração 2021
O lançamento da campanha será no dia 1º de setembro, às 10h. A live terá participação da professora de Medicina da Unifor e coordenadora do Doe de Coração 2021, a nefrologista Janaína Ramalho; do professor de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) e presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o hepatologista Huygens Garcia, e do presidente da Associação Brasileira de Transplantados (ABTx), o gastroenterologista Edson Arakaki.