BRANDED CONTENT

Sesc Ceará inaugura Museu Mestra Ana da Rabeca, no município de Umari

Por Marcelo - Em 30/04/2024 às 12:55 PM

Mestra Ana da Rabeca dá nome ao mais novo Museu Orgânico inaugurado pelo Sesc em Umari

O Sistema Fecomércio-CE, por meio do Sesc Ceará, inaugurou, neste sábado (27), o Museu Mestra Ana da Rabeca, em Umari, o primeiro museu orgânico a homenagear o ciclo instrumental popular do Nordeste brasileiro. Situado no Sítio Baixio dos Gaviões, o espaço é dedicado a narrar a história da Mestra Ana Soares de Sá Oliveira, a única mulher rabequeira do Ceará.

De acordo com Alemberg Quindins, gerente de cultura do Sesc Ceará, a inauguração do 17º Museu Orgânico é um marco significativo, pois surge em uma área rural, com suas peças e valores vindos do próprio território cultural. “É de extrema relevância para a preservação e o enriquecimento da herança cultural para as futuras gerações. Dona Ana da Rabeca, reconhecida como Mestra Tesouro Vivo do Ceará, desempenha um papel central neste contexto, trazendo a profundidade histórica da rabeca na cultura do Nordeste e do Ceará”, explica.

Cerimônia

Para Sabrina Veras, diretora de Programação Social do Sesc Ceará, a inauguração do espaço consolida o processo contínuo de ampliação dos museus no Estado, buscando em cada recanto mestres da cultura tradicional para preservá-la para as futuras gerações. “Um grande diferencial desse museu é que ele traz consigo a Escola de Música da Dona Ana da Rabeca. O Sesc, através de uma rede de desenvolvimento artístico, veio fomentar e fortalecer a escola para a ampliação de seus alunos”, afirma.

Criada em 2019, a escola de música recebeu a certificação de Ponto de Cultura pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará em 2023. Na Escola, Mestra Ana da Rebeca repassa para crianças e adolescentes a sua arte e o seu saber.

Muito emocionada, Dona Ana lembrou do legado do seu pai e da influência que teve dele na sua música. “Essa é uma verdadeira homenagem a meu pai, ele é quem merece. Fico muito feliz, me faltam palavras para agradecer ao Sesc, mas sei que esse museu dará vida ao nosso município”, destaca.

Museus Orgânicos

Mestra Ana da Rabeca numa área que guarda ferramentas de seu pai

Baseados no vínculo com a história e dos lugares onde vivem e atuam os mestres de cultura popular, o projeto Museus Orgânicos nasceu com o amadurecimento da parceria com a Fundação Casa Grande, localizada na cidade de Nova Olinda, para o fortalecimento de uma rede formada por lugares de memória, sendo o Sesc um ativador desses espaços. Para que se tornem Museus Orgânicos, os projetos passam por pesquisas e estudos consistentes a respeito de cada tradição cultural, suas referências coletivas e o impacto na comunidade

Mais notícias

Ver tudo de IN News