21ª edição

SP-Arte começa na quarta (2) e reforça São Paulo como polo de arte e design contemporâneo

Por Paulla Pinheiro - Em 01/04/2025 às 5:29 PM

Mesa Central De Ruy Ohtake Foto Ruy Teixeira

Mesa Central, de Ruy Ohtake – Foto: Ruy Teixeira

A partir da quarta-feira (2), a SP-Arte, principal plataforma do mercado de arte e design no Brasil, realiza sua 21ª edição no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Ponto de encontro estratégico para quem acompanha o setor de perto, a feira reúne artistas, curadores, galeristas, designers, colecionadores e instituições culturais e também como atua como vitrine para os projetos que devem orientar o calendário criativo ao longo do ano.

Com cerca de 200 expositores, entre galerias, estúdios, editoras e espaços independentes, a edição deste ano expande sua atuação com a estreia do Palco SP-Arte, no terceiro andar, dedicado a conversas sobre mercado, colecionismo e ativações de marcas parceiras. A tradicional Arena Iguatemi segue recebendo artistas em diálogos com o público.

No setor Arte, nomes consagrados como Almeida & Dale, Fortes D’Aloia & Gabriel, Mendes Wood DM, Casa Triângulo, Luisa Strina e Vermelho compartilham espaço com representantes da nova geração, como Flexa, Galatea, Gomide&Co, Mitre e Martins&Montero. A presença internacional também se amplia com galerias como Continua (Itália), Sur e Piero Atchugarry (Uruguai), Salar (Bolívia), RGR (México), além da estreia de Cecilia e Andrea Brunson (Reino Unido e Chile).

No Design, o número de expositores cresce para 81, com estreias relevantes como a do Sergio Rodrigues Atelier e a do Attom, de Carlos Motta. Participam ainda Rodrigo Ohtake para Granistone, Lucas Recchia, Etel, ,ovo, Teo, Estúdio Rain e outras marcas que misturam tradição e inovação. A mostra Inteligência material, com curadoria de Livia Debbane e Camilo Oliveira, propõe um olhar sobre o papel da matéria-prima no processo criativo, com foco em jovens nomes da América Latina.

Após duas décadas de trajetória — celebradas em 2024 —, a SP-Arte reforça o papel de São Paulo como polo global da arte contemporânea e do design autoral, além de projetar o mercado brasileiro no circuito internacional com fôlego renovado.

O evento segue até domingo (6).

Mais notícias

Ver tudo de Agenda