
DOENÇA VASCULAR CRÔNICA
Talita Bessa alerta para a importância do diagnóstico precoce relativo ao lipedema
Por Marcelo Cabral - Em 04/04/2025 às 9:58 AM
A terapeuta dermatofuncional Talita Bessa, sócia do Grupo Clay Medicina & Estética, chama atenção para uma condição ainda pouco conhecida, mas cada vez mais comum entre mulheres: o lipedema. Trata-se de uma doença vascular crônica, caracterizada pelo acúmulo anormal e doloroso de gordura, sobretudo nos membros inferiores – coxas, quadris e pernas -, podendo também afetar os braços. Com origem hormonal e forte componente genético, o lipedema exige atenção precoce e a realização de um tratamento especializado.

Talita Bessa destaca a necessidade do tratamento correto para as pacientes
De acordo com a especialista, a identificação do quadro passa por uma análise detalhada do biotipo e histórico familiar, uma vez que trata-se de um doença silenciosa, que não tem tantos sintomas aparentes, mas que pode gerar problemas mais sérios, caso não seja tratado de forma adequada. “Mulheres com cintura fina, mas pernas e quadris volumosos, que sentem dor, apresentam inchaços ou hematomas frequentes, devem procurar avaliação médica. O diagnóstico correto é fundamental para evitar agravamentos”, explica.
Tratamento 360°

Bota pneumática combinada com Ilib são usados contra o lipedema
Na Casa Clay, o tratamento vai além do sintomático: é um cuidado integrado. O protocolo exclusivo Lipo Control combina tecnologias como ozonioterapia, radiofrequência, ultrassom e terapias manuais, promovendo alívio da dor, controle da inflamação e melhora da qualidade de vida. Em casos mais avançados, o procedimento cirúrgico – realizado pelo cirurgião plástico Dr. Flávius Cabral – pode ser indicado, sempre após uma fase preparatória criteriosa.
A sócia do Grupo Clay ressalta que as pacientes que têm lipedema devem evitar exercícios de impacto, como corrida, pois isso pode ativar o quadro inflamatório, ser um gatilho para a doença, que é praticamente exclusiva das mulheres. As mulheres que não sabem se têm ou não lipedema, devem observar no espelho se seu corpo apresenta algum depósito de gordura localizado. dor à pressão ou ao final do dia, inchaços e hematomas, que são sinais de que pode ser a doença.
Com uma equipe multidisciplinar formada por nutricionistas, nutrólogos, fisioterapeutas e cirurgiões plásticos, a Casa Clay oferece um tratamento completo e personalizado. “Nosso objetivo é proporcionar equilíbrio, bem-estar e autoestima para essas mulheres, respeitando cada fase da doença e da sua vida. As pacientes são acompanhadas, de preferência, por uma nutricionista devido à questão alimentar; uma nutróloga, com os suplementos adequados; a equipe de fisioterapia para as intervenções convencionais, e a parte cirúrgica, com os cirurgiões plásticos, quando isso for necessário, garantindo um tratamento 360°”, conclui Talita Bessa.
Mais notícias


Decisões judiciais
