Pintar o Brasil Moderno

Tarsila do Amaral é destaque em exposição no Musée du Luxembourg, em Paris

Por Gabriela - Em 02/12/2024 às 12:44 AM

Vue N4 De L Exposition Tarsil A Do Amaral. Peindre Le Bresil Moderne © Photo Didier Plowy Pour Le Grandpalaisrmn 2024

Tarsila do Amaral: Pintar o Brasil Moderno

O legado de Tarsila do Amaral, figura central do modernismo brasileiro, ganha novos contornos com a exposição Tarsila do Amaral: Pintar o Brasil Moderno, em cartaz no Musée du Luxembourg, em Paris, até 2 de fevereiro. A mostra apresenta os dois lados da carreira da pintora paulista: do auge antropofágico na década de 1920 até as obras tardias, muitas delas inéditas para o público europeu.

Entre os destaques estão telas como Terra (1943) e Metrópole (1958), que revelam um diálogo entre o realismo social e a abstração, ampliando a compreensão da contribuição de Tarsila à arte internacional. Com curadoria de Cecília Braschi, a retrospectiva também reflete sobre os preconceitos enfrentados pela artista em seu tempo, tanto na Europa quanto no Brasil, e como sua obra resiste e permanece atual ao abordar questões de identidade, política e representação.

Após Paris, a mostra segue para o Guggenheim de Bilbao, reafirmando o nome de Tarsila como uma das grandes protagonistas da arte moderna global.

Mais notícias

Ver tudo de Notas