Arte digital
Van Gogh na nova era: obras do pintor são expostas online
Por Gabriela - Em 04/12/2020 às 3:03 PM
Já pensou em ver os trabalhos do seu artista favorito sem precisar sair da sua casa? Depois de outras plataformas, como o Google Arts and Culture, lançada em 2011, agora é a vez do site Van Gogh Worldwide, divulgado este mês, de fazer o uso da internet para exibir parte das obras produzidas pelo pintor.
O Van Gogh Worldwide é uma iniciativa conjunta do Instituto Holandês de História da Arte (RKD), do Museu Van Gogh e do Museu Kröller-Müller. Foi construída em colaboração com um grande número de parceiros, incluindo museus, colecionadores privados e instituições de pesquisa, especialmente o Laboratório do Patrimônio Cultural da Agência do Patrimônio Cultural da Holanda (RCE). O site foi viabilizado pelos três sócios fundadores, apoiados pela Vincent van Gogh Foundation e o Mondriaan Fund.
No total, 1.000 peças já foram digitalizadas e estão na platatorma, porém, esse número ainda vai crescer, já que o pintor pós-impressionista produziu mais de 2.000 peças ao longo de sua vida.
As obras podem ser procuradas pelo período em que foram finalizadas ou por categorias, como, pinturas, desenhos e gravuras assinadas pelo artista. Além disso, a plataforma apresenta a descrição completa das obras, tais como, nome, tamanho, data, material usado, entre outras informações.
Esses dados são atualizados constantemente e, em sua maioria, vêm de um compilado assinado e revisado, em 1970, pelo historiador holandês Jacob-Baart de la Faille. Porém, foram feitos alguns acréscimos, já que os desenhos de Van Gogh de cadernos e esboços, por exemplo, foram expostos no site, mas não foram incluídos na revisão do historiador.
Confira um preview: