turnê de aniversário
Waldonys receberá Bráulio Bessa em show de causos, cantos e poesias no Teatro RioMar
Por Viviane Ferreira - Em 22/08/2023 às 1:55 PM
“Waldonys: causos, cantos e poesias” é o nome da mini turnê de aniversário do cantor e sanfoneiro cearense Waldonys. O primeiro show será no Teatro RioMar Fortaleza, às 20 horas, no dia 14 de setembro, data em que o artista completa 51 anos de vida. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h) e no site uhuuoficial.
Depois da capital cearense, a mini turnê segue para o Rio Grande do Norte (Dia 15/09 no Teatro Riachuelo Natal), Paraíba (Dia 16/09 no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa) e Pernambuco (Dia 17/09 no Teatro RioMar Recife).
Acompanhado por sua banda, o músico promete um show emocionante mostrando a sua trajetória artística, aventuras, causos e muita poesia, e terá em Fortaleza a participação especial do poeta Bráulio Bessa. Além de cantos, causos e poesias de Waldonys e de seu convidado, o show contará com obras de Patativa do Assaré, Zé Cardoso, João Paraibano, Pinto do Monteiro, Thyelle Dias, entre outros poetas.
Com uma bagagem recheada de experiência e sensibilidade artística, Waldonys conta que sempre gostou de incluir as poesias como prenúncios e prefácios de algumas canções. A ideia de convidar o poeta Bráulio Bessa para a participação neste show surgiu em 2020. “Durante a pandemia, eu e o Bráulio Bessa fizemos uma live que deu um resultado muito positivo. Arrecadamos muitas toneladas de alimentos que nós revertemos para Alto Santo, a cidade dele. Inclusive, depois, eu recebi o título de cidadão alto-santense. Depois dessa live, a luz acendeu com muita força na minha cabeça, para a gente fazer um show desse jeito”, conta Waldonys.
REPERTÓRIO
Durante o show, o público terá a chance de conferir sucessos como “Sonho de Ícaro”, “Anjo Querubim”, “Se Lembra Coração”, “Sinônimos”, grandes clássicos como “Asa Branca”, “Riacho do Navio” e “Sabiá”. Na turnê Waldonys contará nas quatro cidades com a participação especial da cantora potiguar Tanda Macêdo, com quem gravou e lançou em junho o clipe “Nossa Rotina”. Em cada cidade Waldonys contará com a participação especial de convidados locais.
CARREIRA
O amor às raízes nordestinas é evidenciado no trabalho de Waldonys desde o início de sua carreira. Nascido em Fortaleza em 1972, começou a tocar acordeon ainda criança. Suas referências musicais foram construídas bebendo na fonte dos menestréis da sanfona no Nordeste, Dominguinhos e Luiz Gonzaga, seu padrinho de profissão, que desde cedo identificou o seu potencial artístico e viu nele a possibilidade de manter viva a tradição deste instrumento.
Hoje consagrado na cena musical, já tendo cruzado continentes com sua sanfona, companheira inseparável de jornada, Waldonys expressa em seu cantar o anseio por construir novos olhares sobre a região, que se sobreponham à sequidão e à terra ardente, de forma a conduzir o público à contemplação do belo e do simples, que também permeiam tais cenários. Com igual desenvoltura com que interpreta o forró de raiz, através dos foles de sua sanfona, passeia por outros ritmos e estilos que viajam o mundo.
Conhecido no meio musical e entre familiares e amigos como um amante da música e também da arte de voar, Waldonys cruza os céus em arrojadas manobras acrobáticas a bordo do seu avião e em seus saltos de paraquedas, no qual já contabiliza mais de 3000 saltos, fazendo assim da atividade aeronáutica uma arte. Hoje, há shows conjugados: um nos céus; outro nos palcos. Waldonys, com maestria, segue pelo Brasil emocionando multidões, com suas incomparáveis e exclusivas apresentações aeromusicais.