Atualização!
WhatsApp Pay é liberado no Brasil para pessoas físicas. Confira os detalhes!
Por Gabriela - Em 10/05/2021 às 12:55 PM
O WhatsApp lançou no Brasil sua nova função de pagamentos pela plataforma, o WhatsApp Pay. Em março, o Banco Central autorizou o recurso após análise, no entanto o lançamento não tinha data prevista.
Inicialmente, o serviço está habilitado apenas para transferências entre pessoas físicas. Entretanto, o WhatsApp afirma que em breve também será possível enviar pagamentos a empresas.
O WhatsApp Pay é habilitado pelo Facebook e pelo Facebook Pagamentos (entidade autorizada pelo BC), e processado pela Cielo no Brasil. Não há a cobrança de taxas por parte do WhatsApp ou Facebook para enviar ou receber dinheiro de amigos e familiares.
Para realizar uma transação, o usuário deverá confirmar uma senha previamente cadastrada. Em alguns dispositivos, a confirmação pode ser realizada por meio de biometria (impressão digital ou reconhecimento facial).
“Estamos entusiasmados com a disponibilidade desse recurso. Facilitar o envio e o recebimento de dinheiro com segurança não poderia ser mais importante neste momento, pois, não só diminui a exposição das pessoas à pandemia, mas também ajuda os entes queridos a se manterem conectados, amplia o acesso a serviços financeiros e permite que mais pessoas participem da economia digital”, afirmou Matt Idema, Chief Operating Officer do WhatsApp, em comunicado.
Para utilizar o novo serviço, é necessário cadastrar um cartão pré-pago, cartão de débito ou cartão múltiplo com a função de débito emitido por um dos bancos ou instituições listadas abaixo:
Banco do Brasil: Visa
Banco Inter: Mastercard
Bradesco: Visa
Itaú: Mastercard
Mercado Pago: Visa
Next: Visa
Nubank: Mastercard
Sicredi: Mastercard e Vida
Woop (conta digital da Sicredi): Visa
Os usuários poderão enviar até R$ 1.000 por transação, com limite mensal de R$ 5.000. É possível fazer até 20 transações por dia. Os pagamentos só poderão ser feitos dentro do Brasil, e em reais. Os bancos parceiros podem estabelecer um limite menor para transações para aumentar a segurança.