Macedônia

Wilson Neto e Daniel Chastinet abrem nova exposição no Rio de Janeiro. Vem saber!

Por Gabriela - Em 18/11/2021 às 4:15 PM

Whatsapp Image 2021 11 17 At 9.31.17 Am (1)

Daniel Chastinet e Wilson Neto

Dois artistas, dois países, uma viagem e muitas impressões. Assim se define a exposição Macedônia, dos cearenses Wilson Neto e Daniel Chastinet, que será aberta nesta sexta-feira (19), no Museu Nacional da República, em Brasília.

Com curadoria de Aldonso Palácio, a mostra exibe a vivência de um intercâmbio realizado pelos artistas na Macedônia do Norte, em 2019, que resultou em 23 pinturas em trabalho de co-autoria.

Após a temporada em Brasília, as obras aterrissam em Fortaleza para exibição no primeiro semestre de 2022. Depois serão expostas em Sofia, na Bulgária, em setembro, na celebração do bicentenário da independência brasileira, atendendo a convite da Embaixada do Brasil no país.

Projeto “Macedônia”

Whatsapp Image 2021 11 17 At 9.31.19 Am (1)

Macedônia

O projeto teve início em junho de 2019 com o convite para os dois artistas participarem do Programa internacional De Niro, um intercâmbio cultural por meio de uma residência artística na cidade de Bitola, na República da Macedônia do Norte. Era a primeira vez que artistas sul-americanos participavam em tal projeto no país.

Foram dias de intensa troca de conhecimentos, práticas, métodos e vivências artísticas, e o impacto desta experiência foi trabalhado a quatro mãos no retorno dos artistas em 2019. Na bagagem de volta, os dois não trouxeram obras prontas, apenas registros, desenhos e lembranças. As vivências de ambos se condensaram em uma série de encontros em ateliê.

O resultado final é notavelmente colorido e carregado de conjecturas e de imagens-gatilho – cada uma acompanha sua própria anedota, resenha ou digressão. Os pequenos textos que seguem juntos às obras são citações feitas pelos próprios artistas em suas redes sociais em momentos pós-viagem, quando tudo estava mais bem digerido.

 

Mais notícias

Ver tudo de Notas