Guinness Book
Winds For Future encerra edição com recorde global de 884 kitesurfistas no mar ao mesmo tempo
Por Viviane Ferreira - Em 26/09/2022 às 1:37 PM
Além de mais de 200 painelistas em uma maratona do conhecimento que incluiu painéis, exposições, mostra de startups, shows, gastronomia e ampla programação multicultural, os bons ventos trouxeram milhares de kitesurfistas às águas do Cumbuco durante o Winds for Future 2022 na tarde deste domingo (25).
O evento encerrou esta edição com um novo recorde global de kitesurfistas participando da Kiteparade 2022 – ao todo, foram 884 profissionais velejando no mar ao mesmo tempo, rendendo o título no Guinness World Records pela segunda vez consecutiva.
A prova foi acompanhada por uma comissão julgadora do Guinness, que atestou o recorde. Com isso, a cidade bateu a própria marca, de 2019, que até então era de 596 velejadores na água.
Para contagem oficial, a comissão levou em consideração os atletas que largaram a partir das 13h e fizeram o percurso no tempo determinado, em raias que variam de 2 a 5 mil metros.
Entre simpatizantes da modalidade, iniciantes, amadores e atletas profissionais, esta edição consolidou o Cumbuco como meca do kitesurf mundial. As ondas do Cumbuco receberam, também, os multicampeões mundiais de kitesurf como Carlos Mário “Bebê” e Mikailli Sol, que são embaixadores do evento. Aliado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030, o evento alcançou seu objetivo de chamar atenção global sobre questões ambientais, como o aquecimento e a poluição dos mares e Oceano.
“A energia foi simplesmente indescritível e sem nenhum tipo de acidente ou intercorrência. Reunimos participantes de mais de 30 países diferentes nas águas do Cumbuco nesta edição e tivemos um momento histórico durante a tarde deste domingo, superando a meta de mil pessoas ao mesmo tempo no mar. Éramos todos apenas um, velejando juntos pelo Oceano”, afirma Mariana Zonari, uma das idealizadoras do evento.