CORES & TRADIÇÕES

Sculpt Galeria brilha na ArtPE com série “Índios” de Zé Tarcísio

Por Lorena Cabral - Em 27/06/2024 às 2:13 PM

Whatsapp Image 2024 06 27 At 10.38.01

Rodrigo Parente e Zé Tarcísio inauguram exposição “Índios” na Sculpt Galeria./ Foto: Divulgação

A Sculpt Galeria está participando com destaque na feira ArtPE, em Recife, com um stand que apresenta 12 obras impressionantes do artista brasileiro Zé Tarcísio. O galerista Rodrigo Parente e o próprio artista estão presentes, acompanhando de perto a exposição que tem encantado os visitantes. A exposição segue até domingo (30).

Whatsapp Image 2024 06 27 At 10.38.01 (3)

O curador Gerson Ipirajá, descreve a obra de Zé Tarcísio como um diálogo poético entre o observador e a tela./ Foto: Divulgação

Entre as obras expostas, a série “Índios” se destaca por sua profundidade e autenticidade, proporcionando um mergulho na cultura indígena. Após um ano imerso nas tradições dos povos do Peru, Colômbia, Bolívia e Chile, Zé Tarcísio transforma memórias em tela, usando cores e texturas que contam segredos ancestrais. A vivência intensa do artista com as comunidades locais conferiu às suas obras um realismo e uma sensibilidade raramente vistos.

O curador Gerson Ipirajá descreve a obra de Zé Tarcísio como um diálogo poético entre o observador e a tela. “A arte de Zé Tarcísio transcende o mero registro visual, mergulhando profundamente nas tradições, nos sentimentos e nas histórias, com sua habilidade única de capturar a essência do cotidiano. Seu uso de cores vibrantes, texturas diversas e formas inovadoras cria um diálogo entre o observador e a tela. Zé Tarcísio é uma figura central na arte contemporânea brasileira, cujo trabalho continua a impactar e a influenciar a cena cultural e artística do Ceará e do Brasil como um todo”, declara Ipirajá.

Whatsapp Image 2024 06 27 At 10.38.01 (1)

Com 12 obras do artista, a exposição segue até domingo (30)./ Foto: Divulgação

Zé Tarcísio é um nome respeitado no cenário artístico nacional e internacional. Sua arte já deslumbrou plateias em mostras internacionais na Europa e América do Sul. O artista teceu seu nome na história da arte brasileira desde a VII Bienal de Paris, em 1971. Sua escultura icônica, “Regando Pedras”, conquistou o Prêmio XXIII Salão Nacional de Arte Moderna no Rio de Janeiro, em 1974, e, dois anos depois, foi transformada em selo pela Empresa de Correios e Telégrafos.

A série “Índios”, criada em 1977, continua a ser um marco na carreira do artista, evidenciando seu compromisso com a representação autêntica das culturas indígenas e sua capacidade de transformar essas experiências em arte de grande impacto. A presença de Zé Tarcísio na ArtPE é uma oportunidade única para os apreciadores da arte contemporânea de Pernambuco e do Brasil conhecerem de perto a profundidade e a beleza de seu trabalho.

Whatsapp Image 2024 06 27 At 10.38.01 (2)

A arte de Zé Tarcísio já deslumbrou plateias em mostras internacionais na Europa e América do Sul e chega agora na Sculpt Galeria./ Foto: Divulgação

 

Mais notícias

Ver tudo de Agenda