Versão Highline

A In Road testou o Novo Virtus. O sedan não está para brincadeira!!

Por Jota Pompílio - Última Atualização 21 de fevereiro de 2025

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Novo Virtus empolga no desempenho e cativa pelo o design.

Em Fortaleza (CE), cedido pela Volkswagen por dez dias, testamos o Novo Virtus e vou logo adiantando: o sedan esportivo é apaixonante, principalmente, em sua dirigibilidade. Externamente, o modelo aposta e tem uma aparência mais sofisticada, mas sem esquecer de sua essência esportiva. A dianteira tem grades com trama de colmeia, apliques em preto brilhante, cromados e faróis full-led (os mesmos do Nivus).

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Volante tem pegada esportiva e painel é de fácil leitura.

Na parte traseira, as lanternas exibem máscaras negras e iluminação de led, os cromados se repetem e há detalhes em preto além de um pequeno aerofólio na tampa do porta-malas. Na cor “black”, a quem diga que parece o “Carro do Batman”.

Com botões bem prático, o volante tem apelo esportivo. Nas rodovias, dirigi-lo é super seguro, principalmente, em ultrapassagens que você é forçado a fazê-las. Percebi que o Novo Virtus tem a suspensão mais rígida – que o faz parecer colado ao chão. Os ocupantes sentirão as imperfeições do solo, mas não sofrerão com pancadas secas, mesmo que ele seja equipado com rodas de 18 polegadas, calçadas com pneus 205/45.

O Virtus Highline tem motor 1.0 TSI de 128 cv e 200 Nm de torque e câmbio automático de seis marchas. No test-drive que a In Road fez, a performance é um dos pontos altos do Virtus e me cativou de cara. O consumo: na estrada faz média de 14,4 km/l e na cidade 10,1 km/l, com gasolina. Para quem gosta de viajar, o porta-malas também é o grande atrativo. São 521 litros. Novo Virtus tem mais bagageiro que muitos carros maiores ou SUVs que inundam nosso mercado.

Maurício

Maurício Vieira.

“O Virtus se destaca pela excelente  dirigibilidade e o desempenho do motor 200 TSI associado ao câmbio tiptromic de 6 velocidades. É impressionante o espaço interno. Isso é devido porque seu entre eixo equivale ao mesmo espaço do Jetta, sedan de categoria superior. Os pacotes tecnológicos também chamam atenção como ACC (controle adaptativo de velocidade), sensor de fadiga, assistente frenagem pedestre e o tecnológico VWplay, harmonizando as duas telas ao charmoso painel do veículo”, revela Maurício Vieira, diretor comercial da Ceará Motor.

Espaçoso por dentro, e com retoques de refinamento ao redor, o câmbio conta com bom escalonamento e assume diferentes personalidades de acordo com o modo de condução escolhido, entre normal, econômico e esportivo. Os modos também alteram o volume do “ronco” na cabine que é produzido por alto-falantes através da reverberação do motor.

Para finalizar, a segurança é um item super sério. O sedan tem seis airbags de série, incluindo airbags frontais, laterais e de cortina. Além disso, o pacote de segurança inclui recursos como controle de cruzeiro adaptativo com frenagem autônoma de emergência, monitoramento de ponto cego e alerta de tráfego transversal traseiro.

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