Lançamento
A partir de R$ 90,7 mil, Honda lança linha de sua scooter X-ADV
Por Jota Pompílio - Em 12/12/2022 às 6:29 PM
Jota Pompílio, editor
Para quem gosta de scooter, a Honda apresentou na última semana a linha 2023 da X-ADV. Ótimo para andar na cidade, o veículo de duas rodas, de acordo com a fabricante, tem como proposta oferecer uma combinação: trafegar em centros urbanos, mas com a versatilidade de uma big-trail, capaz de transpassar pisos irregulares com o conforto de uma touring.
O motor é um bicilíndrico de 745 cc e passou dos 54,8 cv a 58,6 cv de potência máxima, e o acelerador é do tipo eletrônico TBW — Throttle By Wire que permite selecionar quatro modos de pilotagem ( RAIN, STANDARD, GRAVEL e SPORT ) conforme as condições de uso, além do modo USER, personalizável.
Outra novidade da Scooter que vale a pena ressaltar é o novo chassi, mais leve, que deu maior agilidade ao modelo além de uma evolução de aspecto prático, com o crescimento da capacidade do compartimento sob o assento que passou a 22 litros.
Itens como o protetivo para-brisas, painel TFT de 5 polegadas e a conectividade do Honda RoadSync , integrado ao HSVCS — Honda Smartphone Voice Control System e Smart Key — entre outros equipamentos — complementam o pacote técnico da Honda X-ADV.
De acordo com a fabricante, a Honda X-ADC 2023 estará disponível nas concessionárias da marca a partir de janeiro de 2023 com preço sugerido (base Distrito Federal) de R$ 90.700.
Modos de pilotagem
No modo RAIN , a potência do motor fica reduzida assim como o efeito de freio-motor. O sistema HSTC tem intervenção elevada e ABS em nível on-road de atuação.
O modo STANDARD é um ponto intermediário entre potência do motor, o efeito do freio-motor e nível de intervenção do sistema HSTC, e nível do ABS.
O modo GRAVEL usa maior potência do motor e efeito de freio-motor reduzido, com baixa intervenção do sistema HSTC, a atuação do ABS passa para o nível off-road nessa configuração. O modo USER permite personalizar todo os parâmetros: potência (P), freio-motor (EB), controle de tração (T), ABS e atuação do DCT.
O modo SPORT oferece entrega de potência e freio-motor mais agressivos, com baixa intervenção do sistema ABS e HSTC em nível on-road de atuação. Este último recurso, o HSTC (Honda Selectable Torque Control) aliado ao câmbio DCT de dupla embreagem, oferece trocas de marcha automáticas integradas aos modos de pilotagem.