Test drive
Ao volante do SUV líder em vendas do primeiro semestre, o Jeep Compass Limited T-270
Por Jota Pompílio - Em 25/07/2022 às 1:36 PM
Jota Pompílio, editor
Fabricado aqui no nosso vizinho, em Pernambuco, dirigimos o Novo Jeep Compass que ganhou um novo motor para melhorar o desempenho e ficar ainda mais econômico. O SUV, líder em vendas, vem com nova configuração, a Limited T270, a qual pode vir equipada com o novíssimo propulsor 1.3 16V turbo flex (T270) ou o 2.0 16V turbo diesel (TD350). Cedido pela montadora, a Road In pegou a versão flex que responde por 50% das vendas do SUV.
“Posso dizer que hoje o cliente do diesel tá migrando para o flex, visando um melhor custo-benefício. Hoje na Newsedan, a versão mais barata é a Sport flex que custa R$ 169.490,00 e uma das mais procuradas”, detalha Lorena Guimarães, gerente da Jeep Newsedan da “Av. Rogaciano Leite”, em Fortaleza.
Impressões
De cara, sem perder a personalidade, o facelift atribuiu um novo para-choque frontal, que melhorou o ângulo de ataque de 16,2º para 20,6º. Há faróis Full Led para toda a gama, assim como promoveu mudanças no arranjo interno das lanternas e nas rodas de 19” calçadas por pneus de mesuras 235/45. “Nice!”.
Um novo mundo conectado
O Jeep Compass 2022 evolui também em conectividade. O SUV médio traz o Adventure Intelligence, sistema da marca que permite conectar o carro a dispositivos como smartphone e a Alexa, assistente pessoal da Amazon. O sistema multimídia com tela de 10,1″ pode ter a página inicial configurada, além de ter o Apple CarPlay e Android Auto sem fio, com carregador por indução.
Na estrada, percebe-se que a transmissão automática realiza boas trocas/reduções, enquanto a dirigibilidade ainda é evidenciada pela direção assistida eletricamente rápida/precisa ao esterço.
Mais apimentado
No modo Sport aumenta a diversão ao volante ao realizar as mudanças em giros mais altos dando um tempero a mais no comportamento do Compass. Na prática, “é como se o compass levasse um empurrão pra frente te dando mais segurança em ultrapassagens.
Para ajudar no consumo há o Start-Stop, que desliga o motor durante breves paradas como nos semáforos. O sistema atua de maneira suave tanto ao desativar quanto ou religar o bloco 1.3 16V. Na cidade, com gasolina, ele faz 10,2 km/l enquanto na estrada 11,7 km/l. Mais do que a potência, o aumento do torque e a oferta já em baixas rotações é o que mais muda o comportamento do Jeep Compass.
Quando o assunto é segurança o Jeep Compass Limited T270 brinda os ocupantes com sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelhos para o motorista), assistente de partida em rampas, controles eletrônicos de tração/estabilidade/anti capotamento, sensor de chuva, Isofix para fixação de bancos infantis, monitoramento de pontos cegos/pressão dos pneus, sistema de estacionamento semiautônomo e sensores de estacionamento frontal/traseiro.
O que ficou mais perceptível é que o Compass está um pouco mais confortável e a direção mais leve para manobras, mas mantém uma dinâmica equilibrada, sem sustos ou exageros quando perto de seus limites.