Combustível limpo
Audi e seus planos ambiciosos de plataformas totalmente elétricas
Por Jota Pompílio - Última Atualização 3 de abril de 2020
Quando o assunto é sobre “carro elétrico“, a Audi, montadora premium alemã, está se tornando uma expert neste case. Em um futuro não muito distante, não é à toa que ela é uma das marcas que têm objetivos ousados para a eletrificação de toda sua linha de veículos. O plano dela é ter 30 modelos eletrificados até 2025, sendo que 25 deles serão totalmente elétricos. Vamos então as quatro plataformas que devem sustentar esse sonho nos anos que virão?
MLB evo. Nome esquisito, né? É porque essa primeira plataforma já é utilizada em uma série de modelos do Grupo Volkswagen, ao qual a Audi faz parte. Entre eles já aparecem modelos 100% elétricos, como o próprio SUV e-Tron da Audi. No entanto, a MLB evo também dá suporte a motores a combustão ou sistemas híbridos, sendo utilizada por quase todos os modelos da Audi, exceto o A3, além do Lamborghini Urus e do Porsche Cayenne.
A segunda plataforma chama-se J1. Tal arquitetura foi desenvolvida em conjunto entre a marca das quatro argolas e a Porsche, sendo que o modelo que fez a estreia dessa plataforma foi o Porsche Taycan elétrico. Além dessa aplicação, a J1 também servirá de base para a versão de produção do futuro e-Tron GT, que será baseado no Taycan. Um dos predicados da plataforma é dar suporte ao sistema de carregamento ultra-rápido de 800V.
A terceira arquitetura da lista é a MEB, que também está prevista para equipar diversas novidades do Grupo VW. Ao contrário da MLB evo, ela é pensada para ser utilizada exclusivamente por veículos elétricos, sendo que a Audi deve utilizá-la no futuro Q4 e-Tron. Na Volkswagen, a MEB será a base dos modelos elétricos da família I.D..
Por último, segundo a marca, a quarta plataforma a ser utilizada futuramente pela Audi será a PPE (Premium Platform Electric). Ela também foi desenvolvida por meio de uma parceria entre Audi e Porsche, dando suporte apenas a carros elétricos, sendo disponível também o sistema de carregamento de 800V. Lembrete: será voltada para carros mais caros.