“Carrões In”
Audi Q8: cara de família, jeito de “durão”
Por Jota Pompílio - Última Atualização 22 de abril de 2020
Jota Pompílio, editor
Da série “Os carrões da Road In” que vamos apresentar toda semana, estreamos com essa máquina que é batizada pela fabricante de “Q8”. Sim, trata-se de um puro Audi, alemão, ou como definiu meu sobrinho, “o carro das letrinhas”. Por aqui, a marca germânica é representada pela Audi Fortaleza na capital cearense, do Grupo Palácio de Queiroz. Recentemente, o modelo ganhou um prêmio como “Compra do Ano 2020” por jornalistas especializados.
De acordo com Érika Bessa, gerente da Audi Fortaleza, há o Q8 para pronta entrega. Segundo a profissional, a linha 2020 custa a partir de R$ 473.990,00. Ela avalia que o Q8 é o mais luxuoso da família Q e atende ao cliente que gosta de exclusividade , esportividade e tecnologia . “Ele possui um design diferenciado e arrojado. Possui motor com tecnologia híbrida, sistema de tração quattro , 340 cv de potência e torque de 500 Nm”, diz.
Sílvio Palácio, diretor executivo do Grupo Palácio de Queiroz, ressalta que a tecnologia embarcada no modelo é a top da marca e, sem dúvida, é de chamar atenção: suspensão a ar, tração de última geração, sistema de radar anticolisão, controle de cruzeiro adaptativo e um melhor sistema de som automotivo do mundo.
Quem é ele
Atuando no segmento SUV, o Audi Q8 é um modelo, sem medo de errar, com medidas típicas de carro norte-americano, larguíssimo! Chega até difícil de entrar em algumas garagens e circular por certas avenidas cearenses tão largo que é. Sem dúvida, isso faz parte de sua personalidade imponente, do tipo feito para chamar a atenção mesmo. Inclusive, a cor alaranjada, que dá para vê-lo de longe!
Igualmente exageradas são as rodas aro 21, e a lista de opcionais inclui rodas traseiras esterçantes – para compensar o tamanho e melhorar a manobrabilidade, sistemas de visão noturna, farol alto automático, manutenção em faixa.
A mecânica do Q8 não decepciona para quem quer diversão ao volante, mesmo que seja em um carro tão grande. O motor 3.0 V6 biturbo tem 340 cv e 51 kgfm, números que não são de esportivo, mas ainda assim o SUV com tração integral e câmbio ZF de oito marchas chega aos 100 km/h em menos que seis segundos.
O sistema de tração do Q8, graças à nova tecnologia de assistência elétrica, composta por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia (BAS) em um sistema elétrico primário de 48 volts. O SUV pode se deslocar em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado e, em seguida, o BAS reinicia o propulsor rápida e confortavelmente. Durante a desaceleração, o BAS pode recuperar até 12 kW de energia. O sistema start-stop começa a funcionar em 22 km/h.
“Peitou” quem?
Este Audi enfrentou modelos de peso, como o Porsche Cayenne Coupé e os aclamados XC90 e o também Range Rover Velar. Nenhum deles, porém, é tão descaradamente exagerado como este Audi, que anuncia seu gigantismo com a grade dianteira (faz parte de seu charme). Para não restar dúvida: dinamicamente, não é um esportivo, e nem pretende, mas, para sua proposta, entrega até mais que o necessário.